Alagoas ganha área para produção de sementes de feijão, milho e sorgo
Investimento de setor privado tem apoio da Seagri e órgãos de pesquisa
Uma apresentação da equipe técnica do grupo Santana de Sementes, do Rio Grande do Norte, e de pesquisa da Embrapa, IPA e Ufal, marca a instalação da primeira área de produção de sementes em Alagoas.
Em volume de escalas, esta é a primeira área de produção de sementes para plantio de grãos, no Estado de Alagoas, sendo o investimento realizado no município de Anadia.
Gerando 50 empregos diretos e 300 indiretos, o grupo investidor potiguar – que também é dono da Unidade de Beneficiamento de Arroz localizada em Igreja Nova, no Baixo São Francisco - pretende produzir sementes de feijão, milho, sorgo e feijão para atender ao mercado regional.
O secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, destaca que a produção de sementes é mais uma ação do Governo de Alagoas na política de diversificação das atividades agrícolas em substituição à monocultura da cana de açúcar.
"É um marco para o estado de Alagoas na consolidação dessa atividade, o que gera renda e empregos e o desenvolvimento da região", comemora o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos.
Ivanilson Araújo, presidente do grupo Santana, reconhece que encontrou em Alagoas todo o apoio e incentivo do governo estadual, por meio da Seagri, e é uma terra com todas as condições para as atividades agrícolas.
O evento, bastante prestigiado, teve a participação de produtores rurais de Alagoas, gestores, pesquisadores, estudantes, técnicos do Instituto de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, Ufal, além dos secretários da Agricultura do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Alagoas.