Economia

Profissionalizar “presença digital” é fundamental, diz especialista para lojistas

Palestrante encerrou Semana do Empreendedor em Arapiraca

Por 7 Segundos Arapiraca com Prefeitura de Arapiraca 20/10/2017 16h04
Profissionalizar “presença digital” é fundamental, diz especialista para lojistas
Palestra show passou dicas preciosas para empresários de Arapiraca - Foto: Lucas Ferreira

Se reinventar é preciso. A prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETur), tão bem sabe disso que durante toda essa semana promoveu diversas atividades para quem tem ou pretende abrir o seu próprio negócio no município que, mesmo com toda a crise nacional, só cresce.

Mas o comércio da capital do Agreste não é aquecido por conta da quantidade de empresas ou lojistas, e sim porque os proprietários são, acima de tudo, empreendedores. São pessoas que imaginam, desenvolvem e realizam. Não há segredo. É sair da área do sonho e partir para a ação. Algumas delas são empreendedoras natas, outras precisam apenas de um empurrãozinho.

A palestra show “Como fazer milhões empreendendo nas vendas”, do diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL), psicopedagogo institucional, com MBA em Marketing e Comunicação Integrada, Adriano Aristides, teve esse papel.

Depois de uma série de cursos e oficinas, a Semana do Empreendedor em Arapiraca foi encerrada com chave de ouro na noite dessa quinta-feira (19) no auditório da CDL.

Sim. Chave mesmo. Porque as dicas passadas por Adriano, que possui 20 anos de experiência em vendas, tanto no atacado quanto no varejo, abrem as portas para o sucesso.

“Dicas básicas, mas preciosas: ser sorridente, sempre simpático, passar uma boa imagem, estar de bem com a vida, com a família, com o trabalho e ser sonhador”, resumiu o palestrante.

Adriano disse que apesar de muita gente ouvir ou dizer que “venda é um dom”, ele discorda. Para o especialista, todo mundo nasceu para vender, seja produto, serviço ou a imagem de um bom pai, profissional ou aluno.

“A venda está dentro de nós. Se não tem venda, não tem negócios. Ela é resultado, faturamento, receita e lucro”, afirmou.

Sobre a crise, ele foi direto “ser bom no bom todo mundo é”. O palestrante acredita que a crise sempre existiu, desde que o Brasil é Brasil. “É a teoria do caos, uns choram e outros vendem lenços”, falou. Mas, de uma coisa ele não ousou discordar: a importância das redes sociais.

“É necessário ter uma presença digital profissional”, garantiu Adriano, que concluiu agradecendo o apoio da prefeitura de Arapiraca para a realização do evento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Barreto, informou que o trabalho dele é justamente nesse sentido, abrir a mente dos empresários e capacitar profissionais para atender a demanda que existe a todo momento em Arapiraca.

Ricardo também reconheceu que o mercado de trabalho exige mais e que a prefeitura precisa acompanhar as demandas.

“É muita gente querendo trabalhar e poucas capacitadas. Vejo minha dificuldade como empresário e como um agente público promovo capacitações e cursos para beneficiar tanto o interessado em trabalhar como a empresa que precisa contratar”, disse.

Para finalizar, a presidente da CDL em Arapiraca, Tânia Núbia, concordou que o lojista precisa se reinventar e acompanhar as tecnologias que são de baixo custo e, de fato, podem transformar qualquer negócio.