Usuários do SUS reúnem-se para discutir novo Plano Municipal de Saúde
Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e servidores da Secretaria de Saúde de Arapiraca, prestigiaram a abertura da plenária final de construção coletiva do Plano Municipal de Saúde 2018-2021 da capital do Agreste.
O Plano, que começou a ser discutido no mês de agosto em 45 comunidades, apresenta intenções e resultados a serem buscados no período de quatro anos, contemplando as ações prioritárias definidas e deliberadas pela sociedade civil organizada.
Todos os segmentos representativos da saúde foram convocados para participarem da plenária, que acontece até às17h desta terça-feira (24), e contribuírem efetivamente na definição das prioridades da gestão em saúde em prol da melhoria da qualidade e do acesso dos usuários do SUS.
A secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, explicou que a discussão, nesta terça, será dividida em três grupos: Atenção a Saúde, Vigilância em Saúde e Gestão de Trabalho. Durante os trabalhos serão propostas ações prioritárias no âmbito municipal para garantir a saúde enquanto direito de todos e dever do Estado, bem como a consolidação do SUS em Arapiraca.
“Fomos ousados a partir do momento que realizamos oficinas nas unidades básicas e especializadas, mas construir o plano ao lado da população não fica a critério da gestora ou do prefeito, é obrigação imposta pelo SUS e reflexo de uma gestão transparente, como a nossa”, comemorou Aurélia. “O plano deve ser considerado como um livro de bolso da secretaria municipal de Saúde”, concluiu.
O deputado estadual Rodrigo Cunha esteve presente no evento, bem como vereadores de Arapiraca e a prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, e afirmou que a população não aceita mais decisões de cima para baixo. “Política moderna é isso, ouvir as pessoas e colocá-las no poder. A prefeitura de Arapiraca está caminhando no trilho certo”, parabenizou.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
