Usuários do SUS reúnem-se para discutir novo Plano Municipal de Saúde
Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e servidores da Secretaria de Saúde de Arapiraca, prestigiaram a abertura da plenária final de construção coletiva do Plano Municipal de Saúde 2018-2021 da capital do Agreste.
O Plano, que começou a ser discutido no mês de agosto em 45 comunidades, apresenta intenções e resultados a serem buscados no período de quatro anos, contemplando as ações prioritárias definidas e deliberadas pela sociedade civil organizada.
Todos os segmentos representativos da saúde foram convocados para participarem da plenária, que acontece até às17h desta terça-feira (24), e contribuírem efetivamente na definição das prioridades da gestão em saúde em prol da melhoria da qualidade e do acesso dos usuários do SUS.
A secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, explicou que a discussão, nesta terça, será dividida em três grupos: Atenção a Saúde, Vigilância em Saúde e Gestão de Trabalho. Durante os trabalhos serão propostas ações prioritárias no âmbito municipal para garantir a saúde enquanto direito de todos e dever do Estado, bem como a consolidação do SUS em Arapiraca.
“Fomos ousados a partir do momento que realizamos oficinas nas unidades básicas e especializadas, mas construir o plano ao lado da população não fica a critério da gestora ou do prefeito, é obrigação imposta pelo SUS e reflexo de uma gestão transparente, como a nossa”, comemorou Aurélia. “O plano deve ser considerado como um livro de bolso da secretaria municipal de Saúde”, concluiu.
O deputado estadual Rodrigo Cunha esteve presente no evento, bem como vereadores de Arapiraca e a prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, e afirmou que a população não aceita mais decisões de cima para baixo. “Política moderna é isso, ouvir as pessoas e colocá-las no poder. A prefeitura de Arapiraca está caminhando no trilho certo”, parabenizou.
Veja também
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
