Secretaria de Saúde faz prestação de contas sobre aplicação dos recursos do SUS
Técnicos da secretaria apresentaram durante audiência pública números do primeiro quadrimestre de 2017
Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde fizeram, nesta terça-feira (20), durante audiência pública na Câmara Municipal de Maceió, prestação de contas dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), referentes ao primeiro quadrimestre de 2017. A sessão foi comandada pela vereadora Fátima Santiago (PP), integrante da Comissão Permanente de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social, e contou com a presença do vereador Chico Filho (PP).
"Este é um momento de extrema importância, pois o Executivo disponibilizou dirigentes da Secretaria Municipal de Saúde para esclarecer dúvidas, debater propostas para melhorias da gestão em saúde do município, além de nos apresentar dados de como e onde os recursos estão sendo aplicados", afirmou Fátima Santiago ao iniciar a audiência.
A vereadora defendeu maior investimento na atenção básica. “Temos que prevenir, conhecer do que as pessoas adoecem e morrem. Do contrário, não vou fazer saúde nunca”, disse, ao chamar a atenção para os investimentos apresentados de 13.19%, enquanto 11.5% vão para a média e alta complexidade.
A diretora de Gestão de Planejamento em Saúde, Sônia Moura, fez a apresentação dos números, onde e de que forma os recursos públicos estão sendo investidos no setor. Destacou o controle social assegurado a partir da audiência pública, momento no qual todas as ações de saúde são publicizadas.
Ela destacou que quase a totalidade dos recursos para o setor em Maceió é proveniente do Tesouro nacional e municipal e ressaltou que 22.74% do montante aplicado é da arrecadação do próprio município, um percentual considera significativo. Afirmou que apesar de o município assumir ações que são do Estado, o repasse feito pelo tesouro estadual ainda é muito pequeno. “Para se fazer saúde é preciso dispor de um recurso tripartite – União, Estado e município”, disse a diretora, que estava acompanhada da secretária adjunta de gestão da Saúde, Nadja Tenório.
O vereador Chico Filho usou a tribuna da Casa para fazer alguns questionamentos aos técnicos. “A gente sabe que o município presta serviços a praticamente todo Estado e o que está sendo feito para reaver esses recursos que estão sendo aplicados pelo município em ações que não são nossas?”, indagou.
“Coloco-me à disposição para a gente discutir melhor essa matéria. Precisamos dá um direcionamento. Está havendo nas unidades um certo temor com o futuro do PSF. Precisamos motivar esses servidores, colocando a importância do trabalho dele para a população”, disse o parlamentar.
Veja também
Últimas notícias
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
[Vídeo] ALE discute projeto que autoriza parada fora do ponto em transportes intermunicipais
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
