PAA Alagoas vai beneficiar 2 mil e 500 famílias de pequenos produtores
Iniciativa surgiu a partir do momento que o Governo Federal diminuiu a rede de proteção social para homens e mulheres do campo.
O Poder Executivo encaminhou, nesta quarta-feira (25), à Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o projeto de lei que cria o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos, o PAA Alagoas. A mensagem, assinada pelo governador em exercício Luciano Barbosa, deverá ser analisada pelas comissões da Casa de Tavares Bastos nas próximas semanas.
A iniciativa do Governo de Alagoas visa minimizar as perdas registradas pelos pequenos produtores rurais do Estado com a redução das compras feitas pelo Governo Federal por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De acordo com Luciano Barbosa, o PAA Alagoas terá investimento de R$ 15 milhões em recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e vai beneficiar mais de 2.500 famílias de agricultores familiares, além de milhares de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
“Esse é um projeto construído em conjunto com os agricultores familiares, ouvindo suas necessidades. O PAA Alagoas destina-se a beneficiar dois públicos distintos. De um lado, ele fortalece a agricultura familiar como atividade econômica, garantindo a comercialização da produção de pequenos agricultores ligados a associações rurais e cooperativas em todo o Estado. Isso possibilita a permanência do homem no campo e a dinamização da produção. De outro, atende milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, que vão receber esses alimentos em instituições de assistência à criança, ao idoso, entre outras”, explicou Barbosa.
O governador em exercício ressaltou ainda o caráter prioritário dado pelo governador Renan Filho à elaboração do projeto de lei que cria o PAA Alagoas.
“O governador trabalhou durante o ano de 2017, junto ao Tesouro Estadual, para que esse projeto possa suprir a falta de recursos do PAA nacional, o que prejudicou a agricultura familiar alagoana. Alagoas é um Estado marcado pela presença forte da agricultura familiar, que nos últimos anos tem se caracterizado pelo associativismo e pelo cooperativismo. Para manter a força dessas organizações, o Governo, através de programas como o PAA Alagoas, busca destinar recursos paras as compras da agricultura familiar”, lembrou Barbosa.
Segundo a mensagem enviada nesta quarta-feira ao Poder Legislativo, o PAA Alagoas também vai contribuir para a formação de estoques públicos de alimentos e fortalecer os circuitos locais e regionais e as redes de comercialização, valorizando a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos, com o estímulo ao associativismo.
O PAA Alagoas foi anunciado pelo governador Renan Filho no final de agosto, durante a abertura da Feira das Margaridas, na Praça da Faculdade, em Maceió.
“Estou muito triste com a postura do Governo Federal de diminuir a rede de proteção social para homens e mulheres do campo. Estou triste também com o tem sido feito com o PAA. Com o PAA estadual, nós vamos substituir a necessidade dos recursos federais e manter a aquisição da produção do campo. Algumas coisas o Governo do Estado não pode resolver sozinho, mas no PAA a gente pode. Então vamos disponibilizar os recursos para a aquisição de alimentos”, disse Renan Filho, na ocasião.
Veja também
Últimas notícias
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Parque Linear é alvo de suspeita de vandalismo um dia após a inauguração
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
