Nova lista de medicamentos do SUS inclui remédios oncológicos e hospitalares
Com o incremento, a lista contará com, no mínimo, 1.098 medicamentos e insumos, a última trazia uma lista com 869 itens.

Gestores, profissionais de saúde, usuários e órgãos de controle do país contarão com uma nova lista de medicamentos essenciais ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS). Na próxima versão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) - que será lançada durante VII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica, nos dias 30 e 31 de outubro, em Maceió - foram reincluídos medicamentos indicados para a assistência hospitalar e oncológica, fora da relação desde 2010. Além disso, a lista trará a disponibilidade de medicamentos por níveis de atenção e cuidado.
A Rename padroniza os medicamentos indicados para a assistência no SUS. É um instrumento dinâmico, disponível online, atualizado permanentemente e publicado a cada 2 anos. Com o incremento, a Rename contará com, no mínimo, 1.098 medicamentos e insumos, a última trazia uma lista com 869 itens.
A novidade da nova lista é a inclusão de medicamentos oncológicos e hospitalares disponíveis no SUS. Com a reinserção dessas áreas, a nova Rename apresentará um aumento de 25% dos medicamentos oferecidos à população.
Nas últimas edições, a lista atendia a critérios técnicos do Ministério da Saúde de acordo com o financiamento da assistência farmacêutica, dividida por: básicos, estratégicos e especializados. Com a mudança, a nova relação organiza os itens por linhas de atenção e cuidado, direcionando a oferta entre: atenção básica, atenção especializada ambulatorial, hospitalar e oncológica.
“A mudança trará benefícios significativos, não só para médicos e gestores públicos, com melhor orientação de fármacos para tratamentos específicos, mas principalmente para o cidadão, que poderá saber, pela lista, onde retirar o medicamento desejado”, explicou Marco Fireman, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos
O FÓRUM: Alagoas será sede do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, que tem o objetivo de reunir as assistências farmacêuticas de todo País para discutir amplamente a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e promover a reflexão sobre os seus principais avanços e desafios do setor. O encontro, que acontece no Ritz Lagoa da Anta, será promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE/ Ministério da Saúde) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL).
Além do lançamento da nova Rename, questões como gestão e financiamento, sistemas de informação, programação e aquisição de medicamentos, informações sobre medicamentos e cuidado farmacêutico fazem parte da programação do Fórum, que contará com palestras, mesas redondas e mostra de experiências exitosas, além do evento paralelo “II Oficina sobre Assistência Farmacêutica no SUS”.
Veja também
Últimas notícias

Após operação da PF, vereador Siderlane Mendonça fala em perseguição: ‘Não sei do que se trata’

Acidente de trânsito deixa motoqueiro ferido no município de Japaratinga

Trio armado em carro ameaça morador no bairro Itapoã, em Arapiraca

Decisão do Tribunal do Júri do Caso Roberta Dias deve ser proferida ainda nesta sexta-feira (25)

Homem é preso com maconha e cocaína escondidas debaixo da cama em Ipioca

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
