Ministros do STF trocam acusações durante julgamento

Na tarde dessa quinta-feira (26) teve bate boca e troca de ofensas na mais alta corte do Brasil. É que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, durante o julgamento sobre a validade da uma decisão que envolve a extinção de tribunais de contas de municípios, acabaram se estranhando, após Mendes ter feito duras críticas sobre a situação financeira do Rio de Janeiro, estado de origem de Barroso.
O juiz carioca, por sua vez, questionou se no Mato Grosso - estado de Gilmar Mendes - “está tudo muito preso”, fazendo referência aos políticos presos no Rio de Janeiro e complementou dizendo: "Nós prendemos, tem gente que solta". Gilmar, então, acusou o colega de ter soltado o ex-ministro do governo Lula, José Dirceu, condenado no caso do Mensalão.
Percebendo os ânimos alterados, a presidente da Corte, ministra Cármem Lúcia, interrompeu os ministros. Mas a discussão não parou por aí.
Luís Roberto começou a explicar a razão de ter dado o indulto a José Dirce e acusou Mendes de ser parcial em suas decisões. “Não transfira para mim essa parceria que Vossa Excelência tem com a leniência em relação a criminalidade do colarinho branco", afirmou.
Gilmar Mendes respondeu dizendo que não era “advogado de bandidos internacionais”, em referência ao trabalho de Barroso como defensor do ex-ativista italiano Cesare Battisti, antes de ser nomeado ao STF.
Na tréplica, Barroso disse a Gilmar: “Vossa Excelência vai mudando a jurisprudência de acordo com o réu. Isso não é Estado de Direito, isso é Estado de compadrio. Juiz não pode ter correligionário”, concluiu.
Cármem Lúcia mais uma vez interveio dizendo aos colegas que eles estavam "no plenário de um Supremo Tribunal" e que ela gostaria de voltar ao caso em julgamento. Após o bate-boca, o julgamento foi retomado e concluído. Os ministros mantiveram a decisão da Assembleia Legislativa do Ceará, que extinguiu os tribunais de contas dos municípios do estado.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
