Saúde

Município oferece à população aulas gratuitas de hidroginástica

Atividade é oferecida em três Unidades Básicas de Saúde.

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 10/11/2017 10h10
Município oferece à população aulas gratuitas de hidroginástica
Município oferece aulas gratuitas de hidroginástica para população - Foto: Samuel Alves

Com trabalhos humanizados e direcionados aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem trabalhado junto com a comunidade sessões de hidroginástica como prática corporal e atividade física.

As aulas são totalmente dinâmicas e alguns materiais são exigidos para a prática da modalidade, a exemplo de bolas, flutuadores, bexigas e caixa de som. É importante salientar o uso do protetor solar, de uma boa alimentação antes das atividades, roupas adequadas e bastante motivação.

Para fazer parte dos grupos de hidroginástica, os interessados deverão procurar a UBS de referência e um membro da equipe de Saúde da Família ou do Nasf para que sejam realizadas avaliações físicas e clínicas necessárias para o inicio da atividade.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, são diversas as atividades já praticadas em Arapiraca, a exemplo dos grupos de caminhada e alívio da dor, treinos funcionais e exercícios na Academia de Saúde.

“O município está oferecendo diversas práticas corporais e atividades físicas como forma de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e melhoria na qualidade de vida. Entre as diversas modalidades destacamos a hidroginástica, que é considerado um exercício leve, com baixo impacto e que pode ser praticados pelos mais variados públicos”, destacou a secretária.

Ainda segundo ela, os grupos são coordenados por profissionais do Núcleo de Saúde da Família integradas em cada Unidade de Saúde do município, atrelado a parceria da comunidade e iniciativas privadas da região.

“Atualmente a Prefeitura de Arapiraca oferece esta atividade em três Unidades Básicas de Saúde do município, sendo duas delas na Zona Rural, Batingas e Vila Fernandes, e mais uma na Zona Urbana, no bairro Baixão”, informou Aurélia Fernandes.