Deputada propõe oferta de merenda diferenciada a alunos diabéticos e celíacos
A Assembléia Legislativa aprovou, em regime de urgência, a indicação nº 281/2017 da deputada estadual Thaise Guedes(PMDB), que requer do governo do estado o levantamento dos alunos diabéticos, hipoglicêmicos (redução do nível de açúcar no sangue) e celíacos (alergia ao glúten), matriculados nas escolas públicas de Alagoas, a fim de fornecer uma merenda diferenciada que se enquadre nas necessidades de cada estudante.
"Segundo estatísticas, a diabetes é uma doença, com um número cada vez maior de diagnósticos ao ano. A hipoglicemia pode ocorrer tanto em indivíduos saudáveis, como em diabéticos, embora seja mais comum na diabetes descompensada. Já a doença celíaca, infelizmente, tem se tornando comum nos dias de hoje. Para muitas crianças, a merenda escolar servida, é uma das principais refeições do dia, e é dever do Estado zelar pela saúde da população, disponibilizando, por exemplo, uma alimentação diferenciada de acordo com as condições de cada um", defende a parlamentar.
A indicação prevê que após o levantamento do governo, seja implantando um projeto para o fornecimento do cardápio diferenciado. “Estas doenças são de fácil controle desde que observadas a tempo e adequadas à uma dieta especial. O cardápio diferenciado visa garantir a segurança alimentar e nutricional de forma igualitária, respeitando as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica ou que se encontram em vulnerabilidade social. O emprego da alimentação saudável e adequada, refletirá no crescimento e no desenvolvimento dessas crianças, além de contribuir para um melhor rendimento escolar”, concluiu Thaise Guedes.
Veja também
Últimas notícias
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
