Anvisa informa sobre riscos de vacina da dengue
De acordo com a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada nesta quarta-feira (29), a vacina contra a dengue – vendida na rede privada – não deve ser tomada por quem nunca teve a doença. A partir de agora, a imunização é considerada segura apenas para aqueles que já foram infectados pelo vírus.
Depois de passar por testes de segurança, a "Dengvaxia" que é fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, chegou-se a conclusão de que é necessária uma análise mais completa dos estudos, pelo fato de alguns indivíduos terem apresentado formas mais graves da doença após a aplicação (pessoas que não haviam tido um contato prévio com o vírus).
A Anvisa disse que irá analisar os resultados completos para se posicionar novamente e que, a bula da vacina, será atualizada.
Todas as diretrizes para vacina de dengue, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dizem que é necessário um acompanhamento dos pacientes dos testes iniciais por mais quatro anos. De acordo com o laboratório, isso foi feito.