Batalha de robôs incentiva aprendizado entre estudantes do Ifal
Aprendizado feito de maneira divertida, com disputas marcadas para 27 de dezembro
Pequenos robôs são as estrelas de uma competição de sumô organizada pelo Ifal Arapiraca. A batalha entre máquinas criadas por estudantes acontece no dia 27 de dezembro, a patir das 9h, no auditório do campus arapiraquense do Instituto Federal de Alagoas.
Inspirado no milenar esporte oriental que reúne praticantes no melhor estilo 'peso-pesado', o sumô de robôs segue a mesma lógica: vence quem tirar o adversário do dojô, como é conhecido o ringue de uma disputa de sumô.
Segundo a assessoria do Ifal Arapiraca, esta é a segunda vez que o torneio acontece na capital do Agreste.
No último torneio, realizado em Maceió, o evento contou com a participação de 22 equipes. Agora, o professor de Eletroeletrônica Henrick Ramalho, que coordena o evento, espera também uma grande participação dos competidores.
Para o professor do Ifal, além de ser uma atividade que atrai os estudantes é uma oportunidade de colocar os conhecimentos da disciplina de Programação de Microcomputadores em prática.
“Eles utilizam todo o conhecimento de eletrônica analógica e eletrônica digital na construção dos robôs”, conta Henrick Ramalho.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://goo.gl/BCDaCh até o dia 22 de dezembro.
Podem participar equipes formadas por até quatro estudantes e é permitido um orientador por equipe.
As partidas vão ter a duração de três rounds de um minuto cada. Por partida vão participar dois robôs (um de cada equipe) com até 500 gramas e dimensões máximas de 10x10 centímetros.
Outra exigência é que os robôs deverão ser autônomos.
Mais informações sobre o evento com o professor Henrick Ramalho, pelo e-mail [email protected].