Governo diz que safra de arroz 2017/2018 será recorde em Alagoas
Produção no estado é concentrada no município de Igreja Nova
Água em grande volume, assistência técnica da Emater, manejo de solo, traços culturais e a boa qualidade das sementes distribuídas pelo governo vão contribuir para a safra 2017/2018 recorde de arroz em Alagoas.
Nesta quinta-feira (11), no município de Igreja Nova, teve início a safra de grãos de arroz nos perímetros irrigados de Boacica, nos primeiros 400 lotes de plantio.
"A excelente produtividade da safra de arroz deste ano é fruto também da parceria das instituições como a Seagri, Embrapa, Emater, prefeitura, cooperativa e principalmente do trabalho dos produtores rurais", constata o secretário da Agricultura, Antônio Santiago.
Segundo o gestor, outros fatores que contribuíram para a grande safra foram boa quantidade de água, assistência técnica, manejo de solo, traços culturais e a qualidade das sementes distribuídas pelo governo de Alagoas.
Para Roberto Moura, presidente de uma cooperativa de produtores de arroz, nesta safra há muito o que se comemorar, principalmente pelo 100% de aproveitamento das áreas plantadas.
"Isso fortalece a cadeia de rizicultura e proporciona receita para a região e lucro para os agricultores familiares", afirma o produtor.
José Adenilson dos Santos, pequeno produtor rural de Boacica, reconhece a qualidade das sementes distribuídas pelo governo de Alagoas e vai garantir uma grande safra. "Graças a Deus vamos recuperar os prejuízos causados pela seca", comemora.
Na área do produtor rural, Adervaldo Moreira, a máquina colheitadeira está funcionando a todo vapor para dar conta dos trabalhos na área plantada. "Será um ano de fartura para os pequenos produtores rurais de Igreja Nova", disse Adervaldo.
De acordo com o secretário municipal da Agricultura de Igreja Nova, Aureliano Almeida, o recorde da safra deste ano de arroz traz alento para os agricultores, aumenta a autoestima e vai garantir lucros.
Segundo Aureliano, Alagoas terá uma safra de 2,8 milhões de toneladas de grãos de arroz, superando de forma extraordinária a colheita de 2016/2017. "É também uma garantia dos agricultores permanecerem na atividade da rizicultura na região", afirmou.
O início da safra 2017/2018 de arroz foi acompanhada também pelo secretário adjunto da Seagri, Manoel Henrique, técnicos da Codevasf e da Emater, produtores rurais e lideranças locais de Igreja Nova.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
