Governo diz que safra de arroz 2017/2018 será recorde em Alagoas
Produção no estado é concentrada no município de Igreja Nova
Água em grande volume, assistência técnica da Emater, manejo de solo, traços culturais e a boa qualidade das sementes distribuídas pelo governo vão contribuir para a safra 2017/2018 recorde de arroz em Alagoas.
Nesta quinta-feira (11), no município de Igreja Nova, teve início a safra de grãos de arroz nos perímetros irrigados de Boacica, nos primeiros 400 lotes de plantio.
"A excelente produtividade da safra de arroz deste ano é fruto também da parceria das instituições como a Seagri, Embrapa, Emater, prefeitura, cooperativa e principalmente do trabalho dos produtores rurais", constata o secretário da Agricultura, Antônio Santiago.
Segundo o gestor, outros fatores que contribuíram para a grande safra foram boa quantidade de água, assistência técnica, manejo de solo, traços culturais e a qualidade das sementes distribuídas pelo governo de Alagoas.
Para Roberto Moura, presidente de uma cooperativa de produtores de arroz, nesta safra há muito o que se comemorar, principalmente pelo 100% de aproveitamento das áreas plantadas.
"Isso fortalece a cadeia de rizicultura e proporciona receita para a região e lucro para os agricultores familiares", afirma o produtor.
José Adenilson dos Santos, pequeno produtor rural de Boacica, reconhece a qualidade das sementes distribuídas pelo governo de Alagoas e vai garantir uma grande safra. "Graças a Deus vamos recuperar os prejuízos causados pela seca", comemora.
Na área do produtor rural, Adervaldo Moreira, a máquina colheitadeira está funcionando a todo vapor para dar conta dos trabalhos na área plantada. "Será um ano de fartura para os pequenos produtores rurais de Igreja Nova", disse Adervaldo.
De acordo com o secretário municipal da Agricultura de Igreja Nova, Aureliano Almeida, o recorde da safra deste ano de arroz traz alento para os agricultores, aumenta a autoestima e vai garantir lucros.
Segundo Aureliano, Alagoas terá uma safra de 2,8 milhões de toneladas de grãos de arroz, superando de forma extraordinária a colheita de 2016/2017. "É também uma garantia dos agricultores permanecerem na atividade da rizicultura na região", afirmou.
O início da safra 2017/2018 de arroz foi acompanhada também pelo secretário adjunto da Seagri, Manoel Henrique, técnicos da Codevasf e da Emater, produtores rurais e lideranças locais de Igreja Nova.
Veja também
Últimas notícias
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
