Prefeitura de Arapiraca é alvo do MP por supostas contratações irregulares
O Ministério Público Estadual, por meio da 4º Promotoria de Justiça de Arapiraca, instaurou inquérito administrativo para apurar supostas irregularidades na contratação de Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, no município de Arapiraca.
A Portaria foi assinada no Diário Oficial do Estado de Alagoas desta segunda (22), pelo promotor Napoleão Amaral, que atende uma representação formulada pelo Sindicato dos Servidores Metropolitanos do município. O Sindicato solicita participação do MPE junto ao município, com o intuito de regularizar a situação dos servidores da Saúde, contratados de ‘forma duvidosa’ pelo Executivo Municipal.
A promotoria irá investigar as possíveis irregularidades das contratações, pois, de acordo com a Portaria, deve-se considerar a Lei Municipal nº 1.782/ 1993, que estipula o prazo máximo à manutenção de contratos temporários no município, e a Lei Federal nº 11.350/2006, que em seu artigo 16 proíbe a contratação temporária de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias.
A Prefeitura emitiu um comunicado, nesta terça (23), informando que já negociam com o MPE uma forma de sanar as irregularidades. Em reunião na sede do MPE, representantes da Prefeitura e do sindicato das categorias discutiram a situação com o promotor Napoleão Amaral.
“É importante esclarecer que todos estão defendendo a regularidade. O prefeito Rogério Teófilo desde o início do seu mandato tem buscado uma solução legal para o caso, que envolve os servidores”, explica o procurador geral do município, Rafael Gomes.
A Prefeitura ressalta ainda que a contratação temporária foi realizada na gestão anterior, sendo renovada por conta das necessidades do município. “Um processo seletivo estava em curso em 2016, quando o próprio MP mandou suspender por suspeita de irregularidades, daí resultando no quadro atual”, diz o procurador.
“Dentro do prazo estabelecido pelo MP, o município faz um estudo com base na Nova Política Nacional de Atenção Básica, emitida pelo Ministério da Saúde no final do ano passado”, completa Rafael Gomes.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
