Prefeitura de Arapiraca é alvo do MP por supostas contratações irregulares
O Ministério Público Estadual, por meio da 4º Promotoria de Justiça de Arapiraca, instaurou inquérito administrativo para apurar supostas irregularidades na contratação de Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, no município de Arapiraca.
A Portaria foi assinada no Diário Oficial do Estado de Alagoas desta segunda (22), pelo promotor Napoleão Amaral, que atende uma representação formulada pelo Sindicato dos Servidores Metropolitanos do município. O Sindicato solicita participação do MPE junto ao município, com o intuito de regularizar a situação dos servidores da Saúde, contratados de ‘forma duvidosa’ pelo Executivo Municipal.
A promotoria irá investigar as possíveis irregularidades das contratações, pois, de acordo com a Portaria, deve-se considerar a Lei Municipal nº 1.782/ 1993, que estipula o prazo máximo à manutenção de contratos temporários no município, e a Lei Federal nº 11.350/2006, que em seu artigo 16 proíbe a contratação temporária de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias.
A Prefeitura emitiu um comunicado, nesta terça (23), informando que já negociam com o MPE uma forma de sanar as irregularidades. Em reunião na sede do MPE, representantes da Prefeitura e do sindicato das categorias discutiram a situação com o promotor Napoleão Amaral.
“É importante esclarecer que todos estão defendendo a regularidade. O prefeito Rogério Teófilo desde o início do seu mandato tem buscado uma solução legal para o caso, que envolve os servidores”, explica o procurador geral do município, Rafael Gomes.
A Prefeitura ressalta ainda que a contratação temporária foi realizada na gestão anterior, sendo renovada por conta das necessidades do município. “Um processo seletivo estava em curso em 2016, quando o próprio MP mandou suspender por suspeita de irregularidades, daí resultando no quadro atual”, diz o procurador.
“Dentro do prazo estabelecido pelo MP, o município faz um estudo com base na Nova Política Nacional de Atenção Básica, emitida pelo Ministério da Saúde no final do ano passado”, completa Rafael Gomes.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
