Foliões não poderão usar garrafas de vidro no carnaval de Arapiraca
Nesta quarta-feira (24), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria do Consumidor, em Arapiraca, reuniu representantes de órgãos municipais e da Secretaria de Segurança Pública (SSP), além da Liga dos Blocos, para a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que tem como intento garantir a paz nas prévias e no período carnavalesco naquele município. O documento tem 29 cláusulas com obrigações individualizadas, cujo cumprimento será acompanhado pelo promotor de Justiça, Saulo Ventura.
O evento ocorre de 27 a 29 deste mês e segue a programação dos blocos com cronograma já oficializado. Tanto nas prévias, como durante o evento, será proibida a utilização de som em trios elétricos ou veículos com caixas acústicas sem autorização para desfilar. O Comando do 3º Batalhão ficou com a obrigação de disponibilizar contingente suficiente para o policiamento ostensivo, garantindo dessa forma a ordem nos locais de folia.
Dentro das suas atribuições, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) fiscalizará todas as estruturas, exigindo a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), do engenheiro responsável pela montagem e instalações elétricas. Já para os locais fechados deverá ser exigido o Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
À Polícia Civil, o Ministério Público encaminhará ofício sugerindo plano operacional para as prévias e também carnaval, além da atuação de uma equipe de plantão para a lavração de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO).
Já a Vigilância Sanitária fiscalizará a comercialização de produtos alimentícios verificando, por exemplo, a manipulação e o acondicionamento, bem como será auxiliada pelos representantes dos blocos que se comprometeram a orientar os foliões a não consumirem bebidas em vasilhames de vidros. A desobediência deverá ser comunicada imediatamente à Polícia Militar para que adote as medidas cabíveis. Também em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras terá como conferir o cadastro completo dos ambulantes autorizados a vender seus produtos.
Foi definido que para o acontecimento, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) deverá cuidar da interdição de seis ruas, assegurando também a normalidade do fluxo de veículos com vias alternativas de escoamento.
“O Ministério Público reuniu todos os segmentos para que cada assuma sua responsabilidade e garanta direitos e deveres. Manteremos a vigilância em função do cumprimento do TAC e queremos, na verdade, que o evento ocorra dentro da legalidade e com segurança. Caso alguém descumpra as obrigações assumidas, aplicaremos a punição”, ressalta o promotor de Justiça, Saulo Ventura.
Em caso de descumprimento das obrigações assumidas por qualquer signatário será aplicada a multa de R$ 5 mil com valor revertido para o Fundo Municipal de Proteção dos Direitos do Consumidor.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
