Exposição mostra história da Festa da Padroeira de Arapiraca
Após a carreata do último domingo (21), dando o pontapé na nova edição da Festa da Padroeira de Arapiraca, a abertura oficial do evento se deu nesta terça-feira (23) com a Exposição Nossa Senhora do Bom Conselho.
A mostra ficará no Museu Zezito Guedes, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro, até o próximo dia 3 de fevereiro, quando se encerram as festividades religiosas.
Na ocasião, estiveram presentes os secretários Municipais de Cultura, Lazer e Juventude, Silvestre Rizzatto, e de Educação e Esporte, Mônica Leônia, e o diretor do museu Rodrigo Abrahão, representando o prefeito Rogério Teófilo.
Houve ainda a apresentação do Coral Pequenos Tons, sob a batuta do maestro Marcos Sena. Tomando a palavra, o pároco da Paróquia Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, padre Antenor Montenegro Jr., falou da importância da manutenção desta tradição.
“A igreja surgiu juntamente com a nossa cidade. E ambas cresceram na fé de um povo devoto, que deposita toda a sua confiança no Altíssimo, ouvindo sempre os bons conselhos que Maria nos envia durante as nossas orações”, pontua o pároco
Tour religiosa
Na exposição, há paramentos e vestimentas usadas pelos padres; a história do caminho neocatecumental na concatedral; camisetas das Festas da Padroeira de anos anteriores; registros do movimento Mãe Rainha, comunidade Shalom e grupo de jovens; e atas e documentos pontuando movimentações, a exemplo da doação de terreno para igreja realizado pela Prefeitura.
Existe ainda um mural com fotos dos religiosos que fizeram história no clero arapiraquense, como o monsenhor Epitácio Rodrigues, dom Jonas Batingas, dom Fernando Gomes dos Santos, dom Hildebrando Costa, monsenhor José Curvelo Soares, monsenhor Aldo de Melo Brandão e o diácono Miguel Valeriano da Silva, entre outros.
Há também uma série de relíquias, como urnas, castiçais e bordas de sinos antigos, além de peças genuínas em mosaico, feitas pela artista Eliane Rocha.
Confira a programação completa da Festa da Padroeira.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
