“Artimanha política”, declara Tainá Veiga sobre embargo às obras da AL 115
Prefeita acusa deputado de tentar 'se apropriar' de obra
A disputa entre Governo do Estado de Alagoas e a Prefeitura de Lagoa da Canoa ganha mais um capítulo. As gestões disputam desde 2017 quem construirá a estrada que liga a cidade de Lagoa da Canoa ao povoado Mata Limpa.
Histórico
Em 2017, Tainá Veiga (PP), atual prefeita de Lagoa da Canoa, deu entrada no pedido de construção da pista AL 115 através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A prefeitura recebeu da Codevasf cerca de R$ 5 mi em investimentos.
A licitação foi aberta para que a Codevasf iniciasse as obras, obtendo autorização em novembro, segundo Tainá. No entanto, em dezembro de 2017, uma ação popular no Poder Judiciário de Alagoas, protagonizada por Darlisson Soares de Lira, primo do deputado estadual e ex-prefeito de Lagoa da Canoa, Jairzinho Lira (PRTB), impediu a realização das obras, sob alegação de inexistência de licença ambiental.
Dias após a ação popular ter sido publicada, a prefeita Tainá Veiga se pronunciou sobre o caso em uma entrevista na Rádio Novo Nordeste. Falou ter sido informada por Renan Filho (MDB) de que a obra já seria feita pelo Governo do Estado através do programa Pró Estrada e acusou o governador de ameaçar embargar a obra da Codevasf por falta de licença ambiental, caso a Prefeitura não desistisse da empreitada.
Capítulo atual
Na última segunda (22), o governador Renan Filho assinou a ordem de serviço para início das obras através do programa Pró Estrada. Tainá Veiga, em entrevista à Rádio Nova FM, disse nem ter sido comunicada sobre o evento. Sobre a disputa política, a prefeita afirmou:
“Como gestora, eu só tenho a lamentar que uma disputa política chegue ao ponto de eu ter que brigar para realizar uma obra dentro do município. O desentendimento nosso não é a respeito do estado ou com o governador... É mais uma divergência política com o deputado (Jairzinho Lira) que insiste em realizar esta obra. Nós temos este projeto desde o começo. Em seis meses de gestão conseguimos o recurso, conseguimos andar com a licitação. A Codevasf estava pronta para iniciar a obra em novembro (2017). A gente entende que foi uma artimanha política”.
Nessa quinta (25), o juiz responsável pela ação popular de embargo à obra da Codevasf, Carlos Gomes de Barros, decretou a anulação do processo. Assim, a Codevasf volta a estar apta para a realização da construção da estrada. A prefeita Tainá Veiga já entrou com um processo de embargo à obra autorizada por Renan Filho nesta semana.
Oposição
O vice-governador Luciano Barbosa, em entrevista à Rádio Pajuçara FM Arapiraca, nesta sexta (26), deu sua opinião sobre o tema: “O que eu acho é que a população não pode ser prejudicada. Que a obra seja feita, por um ou por outro”, declarou.
Luciano disse ter sugerido que cada um fizesse uma parte da estrada ou que os recursos excedentes fossem usados em outras obras. “Fazia-se um grande corredor de transporte, para que as pessoas pudessem se deslocar de toda aquela região (Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa), para a região de Batalha, de Santana do Ipanema, sem precisar fazer toda essa volta por Arapiraca pela AL 220. Essa foi a minha sugestão”.
Procurado pelo 7segundos, o deputado Jairzinho Lira se defendeu das acusações:
"Isso é mais uma mentira dos meus opositores. Mas, por que eu não permitiria o asfalto? Essa obra tem indicação minha na Assembleia Legislativa. A verdade é que eles roubaram nosso projeto e deram início há uma licitação que já estava sendo planejada. A liberação do IMA a Setrand mostra isso. A obra já está em andamento na Mata Limpa. Essa discursão já não é mais necessária. É lamentável que a prefeita não tenha se preocupado com a assistência básica de uma gestão que se encontra no caos. Estou fazendo meu trabalho como deputado estadual e mais votado de Lagoa da Canoa. A rodovia que liga Lagoa da Canoa a Mata Limpa em breve será inaugurada realizada pelo Governo do Estado".
Veja também
Últimas notícias
MEC avalia realizar prova do Enem em outros países do Mercosul
Defesa de Bolsonaro vai entrar com novos recursos, mas já prepara laudos médicos para prisão domiciliar
Homem é preso pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica em Arapiraca
Há mais de um ano, médica que matou ex-marido denunciava abusos contra a filha em Arapiraca
Jovem casal é preso acusado de tráfico de drogas no município de Jundiá
Secretaria do Trabalho oferece mais de 2,5 mil vagas esta semana no Sine Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
