“Artimanha política”, declara Tainá Veiga sobre embargo às obras da AL 115
Prefeita acusa deputado de tentar 'se apropriar' de obra
A disputa entre Governo do Estado de Alagoas e a Prefeitura de Lagoa da Canoa ganha mais um capítulo. As gestões disputam desde 2017 quem construirá a estrada que liga a cidade de Lagoa da Canoa ao povoado Mata Limpa.
Histórico
Em 2017, Tainá Veiga (PP), atual prefeita de Lagoa da Canoa, deu entrada no pedido de construção da pista AL 115 através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A prefeitura recebeu da Codevasf cerca de R$ 5 mi em investimentos.
A licitação foi aberta para que a Codevasf iniciasse as obras, obtendo autorização em novembro, segundo Tainá. No entanto, em dezembro de 2017, uma ação popular no Poder Judiciário de Alagoas, protagonizada por Darlisson Soares de Lira, primo do deputado estadual e ex-prefeito de Lagoa da Canoa, Jairzinho Lira (PRTB), impediu a realização das obras, sob alegação de inexistência de licença ambiental.
Dias após a ação popular ter sido publicada, a prefeita Tainá Veiga se pronunciou sobre o caso em uma entrevista na Rádio Novo Nordeste. Falou ter sido informada por Renan Filho (MDB) de que a obra já seria feita pelo Governo do Estado através do programa Pró Estrada e acusou o governador de ameaçar embargar a obra da Codevasf por falta de licença ambiental, caso a Prefeitura não desistisse da empreitada.
Capítulo atual
Na última segunda (22), o governador Renan Filho assinou a ordem de serviço para início das obras através do programa Pró Estrada. Tainá Veiga, em entrevista à Rádio Nova FM, disse nem ter sido comunicada sobre o evento. Sobre a disputa política, a prefeita afirmou:
“Como gestora, eu só tenho a lamentar que uma disputa política chegue ao ponto de eu ter que brigar para realizar uma obra dentro do município. O desentendimento nosso não é a respeito do estado ou com o governador... É mais uma divergência política com o deputado (Jairzinho Lira) que insiste em realizar esta obra. Nós temos este projeto desde o começo. Em seis meses de gestão conseguimos o recurso, conseguimos andar com a licitação. A Codevasf estava pronta para iniciar a obra em novembro (2017). A gente entende que foi uma artimanha política”.
Nessa quinta (25), o juiz responsável pela ação popular de embargo à obra da Codevasf, Carlos Gomes de Barros, decretou a anulação do processo. Assim, a Codevasf volta a estar apta para a realização da construção da estrada. A prefeita Tainá Veiga já entrou com um processo de embargo à obra autorizada por Renan Filho nesta semana.
Oposição
O vice-governador Luciano Barbosa, em entrevista à Rádio Pajuçara FM Arapiraca, nesta sexta (26), deu sua opinião sobre o tema: “O que eu acho é que a população não pode ser prejudicada. Que a obra seja feita, por um ou por outro”, declarou.
Luciano disse ter sugerido que cada um fizesse uma parte da estrada ou que os recursos excedentes fossem usados em outras obras. “Fazia-se um grande corredor de transporte, para que as pessoas pudessem se deslocar de toda aquela região (Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa), para a região de Batalha, de Santana do Ipanema, sem precisar fazer toda essa volta por Arapiraca pela AL 220. Essa foi a minha sugestão”.
Procurado pelo 7segundos, o deputado Jairzinho Lira se defendeu das acusações:
"Isso é mais uma mentira dos meus opositores. Mas, por que eu não permitiria o asfalto? Essa obra tem indicação minha na Assembleia Legislativa. A verdade é que eles roubaram nosso projeto e deram início há uma licitação que já estava sendo planejada. A liberação do IMA a Setrand mostra isso. A obra já está em andamento na Mata Limpa. Essa discursão já não é mais necessária. É lamentável que a prefeita não tenha se preocupado com a assistência básica de uma gestão que se encontra no caos. Estou fazendo meu trabalho como deputado estadual e mais votado de Lagoa da Canoa. A rodovia que liga Lagoa da Canoa a Mata Limpa em breve será inaugurada realizada pelo Governo do Estado".
Veja também
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
