Polícia

[Vídeo] Polícia investiga se empresário morto tinha ligação com agiotagem

Por 7segundos 08/02/2018 12h12
[Vídeo] Polícia investiga se empresário morto tinha ligação com agiotagem
Delegado Regional de Arapiraca, Thiago Brado - Foto: Jânio Barbosa/7segundos

À frente da 4ª Delegacia Regional de Polícia de Arapiraca, o delegado Thiago Brado comandou a operação deflagrada nesta quinta (8), em Arapiraca, com objetivo de combate ao crime organizado. Em declaração à imprensa, o delegado deu mais informações sobre a ação policial.

“Esta operação decorre de expedição de mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal, que teve como objetivo maior o combate ao crime organizado, sobretudo relacionado ao tráfico ilícito de entorpecentes aqui na cidade de Arapiraca”, explica.

Foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão, resultando em duas conduções à delegacia por suspeita de contrabando e receptação de celulares, e na morte de Jean Kelmane Diniz Pinheiro.

Sobre a morte do suspeito, o delegado explica como ocorreu:

“Havia informação, de acordo com a investigação pretérita, de que Jean estaria relacionado ao tráfico de drogas aqui na cidade. Com isso, no momento que foi cumprido o mandado de busca na residência do mesmo, [Jean] foi ao quintal da residência, sacou um revólver 38 e efetuou um disparo contra a guarnição dos policiais (no caso, os policiais militares do Pelopes). Por tal razão, foi feito o revide, necessário por legítima defesa. Efetuaram disparos contra o Jean, que veio a ser atingido, e em seguida, socorrido ao Hospital de Emergência da cidade”.

Thiago Brado revelou ainda que, no imóvel de Jean, foram achadas anotações provavelmente ligadas à agiotagem. “Já havia informações, ditas por vários populares, de que o mesmo emprestava dinheiro a juros, e que quando esses devedores não pagavam esse dinheiro no prazo afirmado, ele agia com bastante violência, chegando até mesmo a ofendê-los em meio ao público”.

O delegado relembrou ainda que Jean já foi preso por crime de porte ilegal de arma de fogo, respondeu por crime de furto, e também foi acusado de cometer um homicídio contra um policial militar em julho de 2014, na cidade de Arapiraca.

Sobre os outros mandados de busca e apreensão, Thiago explicou que os suspeitos não foram encontrados nos domicílios indicados na expedição de busca. Confirmou ainda que no DEIC (Divisão Especial de Investigação e Capturas) de Arapiraca tem também mandados de busca e apreensão expedidos para hoje, mas que não tem informações concretas por não fazer parte do trabalho da 4ª Regional da Polícia Civil.