Polícia

Programa “Polícia Capacitada” treina policiais civis em Penedo e região do estado

Policiais receberam instrução teórica e prática de manuseio de arma, identificação de explosivos e tiro policial

Por Assessoria 22/02/2018 14h02
Programa “Polícia Capacitada” treina policiais civis em Penedo e região do estado
Programa “Polícia Capacitada” treina policiais civis - Foto: PC-AL

O programa “Polícia Capacitada” iniciou suas atividades no estado. A Delegacia Geral, por meio da Gerência da Academia de Polícia Civil (Gapocal), está à frente do treinamento teórico e prático de manuseio e emprego de arma de fogo, identificação de explosivos e tiro policial destinado aos policiais civis – delegado, escrivão e agentes – lotados na regional de Palmeira dos índios e distritais de Taquarana e Estrela de Alagoas. Os participantes também foram capacitados nas novas armas CTT e SMT.40 que foram adquiridas recentemente pela instituição.

Hoje o treinamento está acontecendo na cidade ribeirinha de Penedo. O coordenador do treinamento, agente de polícia Alexandre Galvão, informou que, pelo calendário, os demais treinamentos União dos Palmares (27/02), Novo Lino (07/03), Viçosa (14/03), Matriz do Camaragibe (21/03), Batalha (04/04), Santana do Ipanema (11/04) e Delmiro Gouveia (18/04). No segundo semestre, a capacitação voltará a ocorrer em todas essas regionais.

Os treinamentos foram aplicados pelos instrutores Alexandre Galvão, Diego Melo e Antônio de Pádua, que também apresentaram os diversos itens dos explosivos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve presente na instrução de tiro por questão de segurança na eventualidade de um pronto atendimento.

Com este programa, o delegado-geral Paulo Cerqueira promove a interiorização das ações da academia a partir de instruções aos policiais nas sedes das 11 delegacias regionais, englobando também os policiais das distritais de cada uma dessas regionais.

O programa “Polícia Capacitada” envolve uma série de treinamentos, como identificação de explosivos, isolamento de local, manuseio e emprego de arma de fogo, onde são repassadas instruções sobre manutenção em 1° escalão e tiro policial.

A Gapocal, que tem à frente o delegado Antônio Carlos Lessa, também vai promover, durante todo o ano, vários cursos de alinhamento operacional, de desenvolvimento policial, de alinhamento para escrivães e de inteligência em operações policiais.