Comitê de Mediação comemora a ausência de violência no campo

O Comitê de Mediação de Conflitos Agrários reuniu seus representantes na primeira reunião ordinária de 2018, nesta quarta-feira (28), no Palácio República dos Palmares.
O Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil e do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), recebeu líderes dos movimentos sociais, representantes da massa falida do Grupo João Lyra e Vara Agrária. O objetivo mais uma vez foi alcançado: evitar conflitos e promover o diálogo entre as partes.
Segundo o secretário executivo de Integração Política e Social do Gabinete Civil, Adrualdo Catão, as demandas foram ouvidas, as intervenções realizadas e os encaminhamentos feitos, para que, em breve, o Comitê reúna-se com o governador Renan Filho.
“Ouvimos as demandas, discutimos e fizemos os encaminhamentos pertinentes. A Gerência de Articulação Social está de parabéns, por administrar os conflitos junto ao Iteral e com os movimentos sociais. Na reunião de hoje tratamos dos conflitos de reintegração de posse de fazendas de Murici , Penedo e União dos Palmares, além da situação do acampamento em Cachoeira Dantas, no município de Ibateguara. A Defensoria também ficou ciente de conflitos, para que a violência continue sendo evitada,” ressaltou Adrualdo Catão.
Violência e conflitos controlados
“Temos muito a comemorar nesses três anos e três meses de Governo”, ressaltou o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, ao se referir à atuação do Comitê de Mediação de Conflitos Agrários.
“A intervenção correta vem resultando em nenhuma ocupação, nem assassinato em conflitos do campo. Isso é uma prova que o Comitê é muito importante para os movimentos sociais e Governo do Estado”.
Segundo o diretor-presidente, toda a pauta da reunião de hoje já foi discutida no Iteral. O espaço do Comitê existe para que ela seja homologada. O Governo do Estado tem uma preocupação maior, quer é manter o diálogo constante com os movimentos sociais e evitar problemas para a população.
Veja também
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
