Comitê de Mediação comemora a ausência de violência no campo
O Comitê de Mediação de Conflitos Agrários reuniu seus representantes na primeira reunião ordinária de 2018, nesta quarta-feira (28), no Palácio República dos Palmares.
O Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil e do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), recebeu líderes dos movimentos sociais, representantes da massa falida do Grupo João Lyra e Vara Agrária. O objetivo mais uma vez foi alcançado: evitar conflitos e promover o diálogo entre as partes.
Segundo o secretário executivo de Integração Política e Social do Gabinete Civil, Adrualdo Catão, as demandas foram ouvidas, as intervenções realizadas e os encaminhamentos feitos, para que, em breve, o Comitê reúna-se com o governador Renan Filho.
“Ouvimos as demandas, discutimos e fizemos os encaminhamentos pertinentes. A Gerência de Articulação Social está de parabéns, por administrar os conflitos junto ao Iteral e com os movimentos sociais. Na reunião de hoje tratamos dos conflitos de reintegração de posse de fazendas de Murici , Penedo e União dos Palmares, além da situação do acampamento em Cachoeira Dantas, no município de Ibateguara. A Defensoria também ficou ciente de conflitos, para que a violência continue sendo evitada,” ressaltou Adrualdo Catão.
Violência e conflitos controlados
“Temos muito a comemorar nesses três anos e três meses de Governo”, ressaltou o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, ao se referir à atuação do Comitê de Mediação de Conflitos Agrários.
“A intervenção correta vem resultando em nenhuma ocupação, nem assassinato em conflitos do campo. Isso é uma prova que o Comitê é muito importante para os movimentos sociais e Governo do Estado”.
Segundo o diretor-presidente, toda a pauta da reunião de hoje já foi discutida no Iteral. O espaço do Comitê existe para que ela seja homologada. O Governo do Estado tem uma preocupação maior, quer é manter o diálogo constante com os movimentos sociais e evitar problemas para a população.
Veja também
Últimas notícias
Operação policial deixa 64 mortos e é considerada a mais letal da história do RJ
Videomonitoramento da SSP identifica homem com mandado de prisão na Jatiúca
Banco Itaú encerra atividades em Palmeira dos Índios sem aviso prévio
Navegando na nova era: o impacto das criptomoedas no investimento moderno
Alfredo Gaspar denuncia “blindagem de criminosos” e pede prisão de empresário ligado ao Careca do INSS
MPF obtém decisão judicial para garantir apoio especializado a estudantes com deficiência na Ufal
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
