Programa “Mais Médicos” tem maior atuação no Agreste e Sertão do estado
Programa completa 5 anos e já contempla 68 cidades alagoanas
O programa foi implantado pelo Governo Federal em 2013, completa cinco anos em 2018. Em termos percentuais, a atuação do programa chega a 67% dos 102 municípios alagoanos. São 68 cidades contempladas incluindo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) na fronteira com Sergipe.
A maior quantidade de profissionais está alocada em cidades do Agreste e Sertão e região do São Francisco. Entre elas, Penedo com nove médicos, Pão de Açúcar com oito, União dos Palmares com sete, Arapiraca, Teotônio Vilela e Santana do Ipanema, cada uma com seis médicos do programa.
A coordenadora do Programa em Alagoas Ivana Pitta disse que não teria como precisar, em média, quantas pessoas são beneficiadas pelos os médicos do programa, porque ele atende várias regiões do estado, conforme a necessidade de cada cidade onde os profissionais estão alojados.
“O programa atende as áreas de alta vulnerabilidade e de difícil acesso e fixação de médicos. Além da melhoria dos indicadores e a garantia de atendimento da população”, ressalta Pitta.
De acordo com dados de dezembro de 2017 do Ministério da Saúde (MS), Alagoas tem 192 médicos atendendo pelo programa. Destes, 136 são cooperados (entre cubanos e brasileiros) e 56 são médicos com registro no CRM brasileiro.
Veja também
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
