[Vídeo] Posto de Saúde abandonado vira ameaça pública, em Arapiraca
A obra do local nunca foi finalizada, e vem sendo usada indevidamente por vândalos
O bairro Bom Sucesso é mais um contemplado com obra importante e inacabada em Arapiraca. O residencial Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bom Sucesso, contém o início de um posto de saúde municipal, mas a obra permanece inacabada e representando riscos à população.
Dona Maria do Socorro, moradora do residencial, conta que o maior problema do atraso na obra é a distância até outro posto de saúde, que fica perto da UFAL da cidade. “A gente precisa ir 6, 5 horas da manhã se quiser conseguir uma ficha, e ainda assim se arriscando aqui por dentro, ‘levando carreira’, com medo”. A moradora ressalta ainda que, quando há um doente com caso mais sério, deslocá-lo ao posto mais distante torna-se mais complicado.
Márcia Maria mora no residencial há 4 anos, e diz que as obras começaram ainda na antiga gestão municipal. A moça explica que o trajeto até outro posto de saúde é perigoso: “Estão roubando celular direto aqui agora. A gente tem medo de ir. Este posto foi prometido desde o dia que a gente chegou aqui, e até hoje nada. A gente está precisando”.
Outros moradores do local indicaram outros problemas com a obra. Dona Alessandra explica que o local está sendo mal utilizado por vândalos: “Tinha porta, tinha tudo, só faltava finalizar para a gente ser atendido. Levaram tudo. Não tinha vigia, não tinha nada. Isso aqui é dinheiro da gente. Carro para aí, é entrando gente toda hora, colocam até colchão”.
O morador Francisco Barbosa desabafa: “É descaso com o dinheiro público. Um posto que já deveria estar atendendo centenas de pessoas por mês. Este posto de saúde se tornou um depósito de lixo”. A obra tem presença de animais, com infestação de insetos como pulgas e carrapatos. Foi observada ainda uma cisterna com água parada, provável foco de mosquito Aedes aegypti.
Não é apenas a finalização da unidade de saúde que o residencial N. S. Aparecida reivindica. A população pede uma creche, muito necessária na região. Outra demanda é a iluminação pública, visto que várias ruas do bairro se encontram às escuras.
Questionados sobre os problemas apontados, a Prefeitura de Arapiraca informa que, quanto à referida obra, o serviço será retomado assim que o novo processo de licitação for finalizado. A empresa que estava responsável pela construção foi descredenciada por descumprir o contrato firmado e a obra foi judicializada.
Já a questão da iluminação, a Secretaria de Serviços, através da superintendência de Iluminação, organizou um cronograma de atividades de revisão e manutenção em toda a rede de iluminação pública do município, por áreas. A previsão de atendimento da área a qual pertence a citada localidade é para a segunda quinzena deste mês. Mas, a população pode reivindicar o serviço de reposição através do call center (82) 3529-2929, e registrar a reclamação, informando o nome da rua, bairro, número do poste e um ponto de referência.
Confira nossa reportagem:
Veja também
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
