Cidades
[Vídeo] FPI do São Francisco multa Prefeitura de Feliz Deserto por lançamento de esgoto na APA da Marituba
06/03/2018 14h02
O Município de Feliz Deserto guarda em suas terras um verdadeiro santuário de flora e fauna. Lagoas, charquos, pântanos e banhados formam um aglomerado de águas superficiais que dão uma paisagem extraordinária, servindo de berçário de peixes e ponto de descanso e reprodução de aves migratórias. Tudo isso integra a área de preservação ambiental (APA) da Marituba, que alimenta o corpo do Rio São Francisco e contribui com a formação dos manguezais.
É nesse cenário que o esgoto da cidade deságua. Direto das residências, sem qualquer tratamento. A Fiscalização Preventiva e Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) chegou a flagrar lançamento de resíduos poluentes no Rio Canduípe, que corta a cidade e cujas águas alcançam a Praia do Peba, na altura de uma região conhecida como Barrinha.
O despejo de esgoto ocorre paralelamente à falta de tratamento da água que abastece os consumidores das zonas urbana e rural. Distribuída pela Prefeitura do Município, ela não passa por qualquer tratamento básico, como desinfecção ou aplicação de cloro. Resultado: uma população vulnerável a doenças e um meio ambiente desequilibrado.
"A distribuição de água sem tratamento expõe os seus consumidores a doenças de veiculação hídrica, como a diarreia, que pode matar. A contaminação pela presença de bactérias patogênicas pode ocorrer na reservação da própria água ou no processo de distribuição dela", disse a coordenação da Equipe de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.
O analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) na Bahia, Alberto Santana, explicou que a poluição da água afeta a qualidade de vida do bioma existente na APA da Marituba.
"O despejo de esgoto doméstico sem qualquer tratamento nas águas da APA provoca o aumento de matéria orgânica, que, por sua vez, retira o oxigênio e outros nutrientes, causando a eutrofização e contaminando a água do banhado. Na sequência, tal recurso hídrico contamina a água do Rio São Francisco e, consequentemente, a água do mar", expôs o analista.
*Reincidência e multa*
Dois aspectos que chamaram a atenção da equipe foram a ausência dos gestores públicos, entre eles o prefeito de Feliz Deserto e os secretários municipais de Obras e Saúde, e a reincidência do Município no descuido com a água e o esgoto.
"Quando a FPI do São Francisco passou aqui em 2014, a situação do abastecimento de água e lançamento de resíduos líquidos era melhor. Nesses quatro anos, os órgãos de fiscalização voltaram a cidade, que preferiu desconsiderar nossas orientações e notificações. Vai chegar o momento em que só nos restará ações mais ostensivas nas esferas cível e penal", lamentou a coordenação da equipe.
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) lavrou um auto de infração no valor de R$ 50 mil pelo lançamento de resíduos líquidos sem tratamento em desconformidade com a legislação vigente.
A Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (SESAU), por sua vez, expediu duas notificações devido às faltas de tratamento mínimo da água, em desacordo com a Portaria n. 2.914/2011, e pela falta de controle no processo de distribuição do líquido como produto.
Já a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) notificou a Prefeitura pela falta de autorização na captação de água dos poços tubulares. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL) lavrou um auto de infração em desfavor do profissional responsável pelo tratamento da água.
O Batalhão de Policiamento Ambiente também lavrou um comunicado de ocorrência policial pela Prefeitura de Feliz Deserto causar poluição em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.
Últimas notícias
Tragédia familiar
Movimento Unificado das Vítimas da Braskem anuncia morte de filha que foi supostamente envenenada pela mãe
Tragédia no trânsito
[Vídeo] Colisão entre motos deixa dois homens mortos na Rodovia AL-115, nas proximidades de Igaci
Tentativa de golpe
Bolsonaro: Moraes faz ‘tudo o que não diz a lei’; aliados falam em ‘perseguição política’
Moeda aumentou novamente
Dólar volta a superar R$ 5,80 com desconforto fiscal e exterior; Ibovespa tem perda de quase 1%
Oportunidade
Defensoria Pública realiza seleção para estágio na área de Informática em Maceió
Carro de Fortaleza
Polícia prende homem por apropriação indébita em Rio Largo; veículo foi apreendido
Vídeos e noticias mais lidas
Fabiana Lira
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
PAGAMENTO
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
Homicídio
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
Violência
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
Caso desvendado