Prefeitura de Piaçabuçu e IMA levam ações educativas às escolas da rede pública
Na manhã desta terça-feira (06), a Prefeitura de Piaçabuçu levou atividades de educação ambiental aos alunos da rede municipal de ensino.
O evento aconteceu no Ginásio de Esporte em uma competição entre estudantes com jogos ambientais. As atividades com temas relacionados à coleta seletiva, bioma alagoano e práticas sustentáveis levaram o conhecimento de forma lúdica.
No decorrer da semana serão realizadas outras atividades, combinadas com as ações da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) executadas no município.
O IMA participa ativamente das ações do FPI do São Francisco, que está em sua oitava edição. Além dos fiscais do Instituto, técnicos de educação ambiental estão na Bacia do Rio levando ações às escolas municipais da região.
Segundo Pedro Normande, gerente educacional de meio ambiente do IMA, o projeto de educação ambiental complementa as ações realizadas pela FPI “por fugir do caráter punitivo da fiscalização”. De acordo ele, a ideia principal é capacitar professores e gestores públicos através de palestras ligadas às problemáticas da região.
Além da caravana, o IMA leva palestras sobre o Rio São Francisco e as Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Marituba e Piaçabuçu. Ao final de cada ação, o órgão tem realizado plantio de mudas de espécies nativas para simbolizar a importância da preservação ao meio ambiente.
FPI
A oitava edição da FPI do São Francisco teve início, no último domingo (04) e vai até dia 17 de março. Com um total de 10 equipes, cada uma delas é composta por integrantes de diversos órgãos como: IMA/AL, Ministério Público Federal – Procuradoria da República no Estado de Alagoas (MPF/AL), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Rodoviária Federal (PRF/AL), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL).
Segundo o Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Otávio Augusto, a FPI tem a finalidade de diagnosticar os danos ambientais na Bacia do Rio São Francisco e adotar medidas preventivas e de responsabilização dos agentes causadores dos danos ambientais.
Veja também
Últimas notícias
Deputado Fabio Costa reafirma apoio à PEC do fim da escala 6x1 aprovada na Câmara
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
