Governo Federal não pagará recursos para municípios em março
Os prefeitos podem ter uma nova e desagradável surpresa. Os recursos autorizados pelo governo federal como ajuda financeira aos municípios não será liberado também este mês. A informação é do senador Cássio Cunha Lima em mensagem enviada nesta sexta-feira (23) aos gestores. Diante dessa falta de previsão e também da forma de pagamento, municipalistas de todo o país já se mobilizam.
“O presidente faz o anúncio em cadeia nacional, um alarde para mostrar ao povo que vai ajudar aos municípios e só coloca o povo contra nós. Já nos deu um calote em dezembro e pode dar outro agora”, disse um prefeito alagoano. Para muitos está difícil o diálogo diante de tantas promessas não cumpridas.
Desde que passou a compor a pauta prioritária do movimento municipalista, a ajuda financeira aos municípios – AFM , se tornou tema presente em todas as articulações junto aos poderes Executivo e Legislativo. Após a sanção, dia 12 de março, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, manteve contato diário com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, parlamentares e outras autoridades ligadas à presidência da República.
A Entidade cobra a divulgação de nota técnica pelo Palácio do Planalto que esclareça questões que não ficaram claras em relação ao aporte, entre essas, a possibilidade da utilização do recurso para custeio; o repasse do Auxílio independentemente da adimplência do Município junto ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc); a forma de transferência do AFM aos Entes locais, como via Fundo a Fundo; a informação de que será editado decreto para tratar do tema; e, principalmente, a data do repasse.
A espera da CNM por um posicionamento formal do governo, conforme comunicado ao Palácio, terminou nesta sexta-feira. Na próxima semana, o conselho político da entidade, que reúne a diretoria e presidentes de estaduais, vão avaliar o impacto desse atraso para os municípios, o desgaste dos prefeitos diante da população e o encaminhamento de ações junto aos parlamentares para que o presidente Temer defina uma data para liberação.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
