Governo Federal não pagará recursos para municípios em março
Os prefeitos podem ter uma nova e desagradável surpresa. Os recursos autorizados pelo governo federal como ajuda financeira aos municípios não será liberado também este mês. A informação é do senador Cássio Cunha Lima em mensagem enviada nesta sexta-feira (23) aos gestores. Diante dessa falta de previsão e também da forma de pagamento, municipalistas de todo o país já se mobilizam.
“O presidente faz o anúncio em cadeia nacional, um alarde para mostrar ao povo que vai ajudar aos municípios e só coloca o povo contra nós. Já nos deu um calote em dezembro e pode dar outro agora”, disse um prefeito alagoano. Para muitos está difícil o diálogo diante de tantas promessas não cumpridas.
Desde que passou a compor a pauta prioritária do movimento municipalista, a ajuda financeira aos municípios – AFM , se tornou tema presente em todas as articulações junto aos poderes Executivo e Legislativo. Após a sanção, dia 12 de março, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, manteve contato diário com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, parlamentares e outras autoridades ligadas à presidência da República.
A Entidade cobra a divulgação de nota técnica pelo Palácio do Planalto que esclareça questões que não ficaram claras em relação ao aporte, entre essas, a possibilidade da utilização do recurso para custeio; o repasse do Auxílio independentemente da adimplência do Município junto ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc); a forma de transferência do AFM aos Entes locais, como via Fundo a Fundo; a informação de que será editado decreto para tratar do tema; e, principalmente, a data do repasse.
A espera da CNM por um posicionamento formal do governo, conforme comunicado ao Palácio, terminou nesta sexta-feira. Na próxima semana, o conselho político da entidade, que reúne a diretoria e presidentes de estaduais, vão avaliar o impacto desse atraso para os municípios, o desgaste dos prefeitos diante da população e o encaminhamento de ações junto aos parlamentares para que o presidente Temer defina uma data para liberação.
Veja também
Últimas notícias
Cabo Bebeto aponta falta de repasses do Estado a projeto da UFAL que acolhe animais vítimas de maus-tratos
Justiça de SP decreta interdição de FHC e nomeia filho como curador provisório
Vizinho é preso ao tentar beijo forçado de menor no Litoral Norte de Maceió
Dois suspeitos de crimes são mortos em confronto com policiais na Rota dos Milagres
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que não podem atuar
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
