Cidades

Prefeitura retira nome de ex-prefeito de muro de escola em Palmeira dos Índios

Por 7 Segundos 04/04/2018 14h02
Prefeitura retira nome de ex-prefeito de muro de escola em Palmeira dos Índios
Prefeitura retira nome de ex-prefeito de muro de escola em Palmeira dos Índios - Foto: Estadão Alagoas

Na manhã de ontem, terça-feira (3), pais e alunos da Escola Municipal Hilton Muniz de Almeida, que fica no bairro Vila Maria, notaram algo diferente no muro da instituição, o nome do ex-prefeito Helenildo Ribeiro não estava mais no muro da escola.

O nome do líder político Helenildo Ribeiro, falecido em 2006, ficava ao lado do nome da escola, como forma de registrar a autoria da instituição.

Helenildo foi prefeito de Palmeira dos Índios por dois mandatos. O primeiro entre 1983 e 1988 e o segundo entre 1993 e 1996. Ele chegou a ser o representante de Alagoas na Câmara Federal.

O nome da escola permanece destacado em frente à escola municipal, mas o nome do ex-gestor foi coberto com um material de construção, parecido com uma pasta branca. A ação realizada pela prefeitura dividiu opiniões.

Moradores interpretaram a ação como censura e ato político, uma forma de apagar a história de um povo que se via bem representada pelo, na época, prefeito da cidade.

" Nossa cidade tem história e todo prefeito que passou por ela fez parte. Agora nossa história ta sendo apagada e não podemos fazer nada", disse um comerciante proximo à escola.

Outros não viram mal algum. Não sentiram que a retirada do nome prejudicasse a escola e o trabalho lá desempenhado. " Ninguém nem via esse nome aí, quando tira, a população faz bagunça. O que vale é o que se tem lá dentro. Se parar de ensinar, aí sim, tá errado", disse a mãe de um aluno.

A redação do 7Segundos entrou em contato com Assessoria de Comunicação do prefeito e foi informada que a ação não interfere no andamento da escola e desenvolvimento da cidade. "O nome do ex-prefeito não deveria estar lá. A escola pertence ao município e o nome da escola é Hilton Muniz de Almeida, e isso não se pode mexer", disse.