Prefeitura de Palmeira dos Índios encerra as atividades do maior lixão de Alagoas
A Prefeitura de Palmeira dos Índios encerrou as atividades do maior lixão do estado de Alagoas nessa quinta-feira (5), em cumprimento a Lei Federal 12.305/10 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual, em defesa do meio ambiente.
Na ocasião, também foi realizada a assinatura do contrato com a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Craíbas, local para onde será destinado o lixo produzido em Palmeira, até que seja implantada a Estação de Transbordo em Palmeira.
Para o diretor presidente do Instituto do Meio Ambiente Gustavo Lopes o encerramento do lixão de Palmeira é um marco histórico para Alagoas.
“Este momento é um marco para Alagoas, que antes só tinha um lixão encerrado e agora encerraremos o maior lixão aberto do estado. O prefeito Júlio está de parabéns e estamos felizes de estarmos aqui, hoje, neste momento tão importante”, destacou Gustavo Lopes.
O promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, disse que hoje seria um dia para percorrer o município de Palmeira e entregar flores brancas para todas as famílias.
“Isso seria para demonstrar que há vida e saúde com o encerramento do lixão. Em nome do dr. Alfredo Gaspar de Mendonça, que tem um carinho muito grande pelo prefeito Júlio e por Palmeira, o Ministério Público Estadual, parabeniza todos os palmeirenses por este dia tão importante”, falou o promotor.
Emocionada, a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarhpi) Anna Luísa França falou que foi preciso muito esforço para que o município, finalmente, encerrasse as atividades do lixão.
“Hoje é um dia muito feliz e emocionante, pois cumprimos uma etapa desta missão que nos foi dada com muita luta e trabalho. É impossível eu não me emocionar porque sei o quanto cada família que trabalha com a reciclagem precisa deste local. Mas ele não poderia mais funcionar, pois a lei exige a desativação e também nos preocupamos com a qualidade de vida das pessoas”, afirmou a secretária.
O prefeito Júlio Cezar agradeceu a presença de todos e o esforço da equipe técnica da Semarhpi que tanto contribuiu para que as atividades no lixão fossem encerradas.
“Estamos desativando o maior lixão a céu aberto do estado, em atividade. Queremos tranquilizar as famílias que viviam do lixão. Nós não vamos desamparar os catadores. Vamos dar condições para que essas famílias possam continuar trabalhando e ganhando seu dinheiro. Também faremos um trabalho social e educativo com a população para emplastarmos a Coleta Seletiva em Palmeira. Vamos devolver à natureza o que ela sempre nos deu, encerrando o lixão. É mais saúde para as famílias que poderão respirar melhor e viver livre de pragas e doenças”, finalizou o prefeito Júlio.
Veja também
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
