MPE deflagra operação para prender ex-prefeito de Mata Grande
Expedidas pela 17ª Vara Criminal da Capital, em desfavor do ex-prefeito José Jacob Gomes Brandão
O Grupo de Ação Estadual de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ex-Gecoc, começa com a Operação Ànomos, desencadeada na madrugada desta quarta-feira (11), em Maceió e no interior do estado. Os policiais foram às ruas para cumprir sete mandados de prisões preventivas, mais cinco prisões temporárias, todas expedidas pela 17ª Vara Criminal da Capital, em desfavor do ex-prefeito José Jacob Gomes Brandão e mais onze pessoas envolvidas num esquema de corrupção que desviou mais de R$ 12 milhões dos cofres da Prefeitura de Mata Grande usando quatro empresas fantasmas para locação de veículos.
No esquema criminoso, os supostos proprietários das empresas Genilda Gomes Lima- ME (Ômega Locações), EP Transportes, Transloc Locação e Serviços e Marcelo Calado dos Santos- EPP (Albatroz), todas de fachada, celebravam contratos fictícios com a prefeitura de Mata Grande para a prestação de serviços de locação de veículos com o intuito de desviar recursos públicos. Segundo os promotores de Justiça do Gaeco, o desfalque feito nos cofres da prefeitura por Jacob Brandão, em dois anos, o equivalente a R$ 6 milhões, daria para efetuar a compra de 130 Sanderos.
Tais empresas concorriam nas licitações, venciam, e depois sublocavam toda a frota exigida pela prefeitura a pessoas físicas, geralmente parentes e correligionários do prefeito. Nos contratos, ficava um percentual de 40% para o pagamento de quem sublocava os veículos e 60% eram divididos entre o prefeito, o dono da empresa e possíveis atravessadores.
Ás prisões preventivas foram expedidas em desfavor de Jacob Brandão – ex- prefeito de Mata Grande, Daniel Cunha Ramos (cunhado de Jacob), Max davi Moura Rodrigues, Clériston Marinho Buarque,Carlos Henrique Lisboa da Silva, Antônio José Bento de Melo,Euzébio Vieira de França Neto e Petrúcio José da Silva Filho. Já as preventivas foram para Eustáquio Chaves da Silva, Sobrinho (ex- diretor executivo da Câmara de Vereadores de Mata Grande), Emernegildo Ramalho Mota (controlador da empresa Transloc), Genilda Gomes Lima – Ômega Locação e
Victor Pontes de Mendonça Melo- controlador da empresa Albatroz – preso pela terceira vez em fraude de licitação.
Algumas pessoas já foram presas e levadas para o Gaeco, mas a operação continua para o cumprimento de buscas e apreensão e outras prisões.
O procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e todos os promotores de Justiça que integram o Gaeco (ex-Gecoc), concederão entrevista coletiva sobre a Operação Ánomos, às 16h, desta quarta-feira, no auditório localizado no 5° andar da sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Maceió.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
