Câmara aprova criação de Sistema Único de Segurança Pública
Proposta busca facilitar atuação conjunta da área, a partir de planejamento e execução integrada
A Câmara dos Deputados aprovou na noite da última terça-feira (10) a proposta de criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Proposta, enviada ao Congresso pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB), será analisada pelo Senado.
O texto aprovado, de acordo com a Agência Câmara Notícias, busca facilitar atuação conjunta e coordenação em nível nacional na área da segurança, além de prever ocorrência dessas operações por meio de planejamento e execução integrados.
Proposta inclui ainda adoção de estratégias comuns para prevenir crimes, aceitação mútua de registros de ocorrências, compartilhamento de informações e intercâmbio de conhecimento técnico e científico entre os órgãos de segurança de todo o país.
O Susp será formado pelos setores de segurança pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Nesse sentido a Polícia Federal (PF), as polícias civis e militares dos Estados e de Brasília (DF), além das guardas civis municipais estão incluídos.
A segurança pública tornou-se uma das principais bandeiras de Temer, que criou ministério específico para cuidar da área. O presidente também decretou intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
