Câmara aprova criação de Sistema Único de Segurança Pública
Proposta busca facilitar atuação conjunta da área, a partir de planejamento e execução integrada
A Câmara dos Deputados aprovou na noite da última terça-feira (10) a proposta de criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Proposta, enviada ao Congresso pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB), será analisada pelo Senado.
O texto aprovado, de acordo com a Agência Câmara Notícias, busca facilitar atuação conjunta e coordenação em nível nacional na área da segurança, além de prever ocorrência dessas operações por meio de planejamento e execução integrados.
Proposta inclui ainda adoção de estratégias comuns para prevenir crimes, aceitação mútua de registros de ocorrências, compartilhamento de informações e intercâmbio de conhecimento técnico e científico entre os órgãos de segurança de todo o país.
O Susp será formado pelos setores de segurança pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Nesse sentido a Polícia Federal (PF), as polícias civis e militares dos Estados e de Brasília (DF), além das guardas civis municipais estão incluídos.
A segurança pública tornou-se uma das principais bandeiras de Temer, que criou ministério específico para cuidar da área. O presidente também decretou intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.
Veja também
Últimas notícias
Ministério Público exige fim de convênio que expôs alunos a riscos em escolas de Alagoas
São Sebastião fortalece parceria com a Receita Federal e recebe equipamentos
Médica que matou ex-marido tem prisão preventiva decretada após audiência de custódia
Especialista da Sesau orienta sobre os cuidados para evitar a prematuridade
Jovem de 20 anos é internada no Hospital Metropolitano após colocar unhas em gel
Traipu inicia formação do NUCA e fortalece protagonismo juvenil
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
