Câmara aprova criação de Sistema Único de Segurança Pública
Proposta busca facilitar atuação conjunta da área, a partir de planejamento e execução integrada
A Câmara dos Deputados aprovou na noite da última terça-feira (10) a proposta de criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Proposta, enviada ao Congresso pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB), será analisada pelo Senado.
O texto aprovado, de acordo com a Agência Câmara Notícias, busca facilitar atuação conjunta e coordenação em nível nacional na área da segurança, além de prever ocorrência dessas operações por meio de planejamento e execução integrados.
Proposta inclui ainda adoção de estratégias comuns para prevenir crimes, aceitação mútua de registros de ocorrências, compartilhamento de informações e intercâmbio de conhecimento técnico e científico entre os órgãos de segurança de todo o país.
O Susp será formado pelos setores de segurança pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Nesse sentido a Polícia Federal (PF), as polícias civis e militares dos Estados e de Brasília (DF), além das guardas civis municipais estão incluídos.
A segurança pública tornou-se uma das principais bandeiras de Temer, que criou ministério específico para cuidar da área. O presidente também decretou intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.
Veja também
Últimas notícias
Movimentos sociais repudiam indicação do caso Braskem a prêmio do Ministério Público
Crianças autistas seguem sem frequentar as aulas por falta de PAEs em escola bilíngue de Maceió
Filha do ‘mago das chapas’ lança pré-candidatura a deputada federal
Arraiás Comunitários agitam Arapiraca nesta quarta-feira (17); veja a programação
Lula diz que 'nunca foi esquerdista' em conversa no G7
Mais de 54 mil adolescentes alagoanos podem votar pela primeira vez em outubro
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
