Estado terá que fornecer medicamento contra lúpus nas farmácias públicas
O Estado de Alagoas deve, no prazo de 30 dias, adquirir e fornecer em suas farmácias públicas o medicamento Actonel, destinado ao tratamento de Lúpus. A decisão, proferida pelo juízo de direito da 16ª Vara Cível da Capital, Manoel Cavalcante de Lima Neto, no final da semana passada, responde ao pedido feito através de ação civil pública pela Defensoria Pública do Estado.
Em janeiro passado, um grupo de pacientes diagnosticados com Lúpus procurou o Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública para denunciar a constante situação de desabastecimento dos medicamentos utilizados para o tratamento da doença na Farmácia do Estado.
Buscando uma solução administrativa, a Defensoria oficiou a Secretaria de Saúde do Estado, que confirmou o desabastecimento, mas não apresentou possibilidade de solução administrativa, fato que levou a Defensoria a ingressar com ação civil pública solicitando a oferta do medicamento.
Na ação, a defensora pública do Núcleo, Karina Basto, explicou que o Actonel está entre os componentes farmacêuticos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo sua programação, armazenamento, distribuição e dispensação responsabilidade do Estado de Alagoas (Sec. Saúde do Estado) e o custeio do Ministério da Saúde (art. art. 3º, inciso I, “b” e art. 66, §3º da Portaria 1.554/13).
Ao analisar o caso, o magistrado confirmou a obrigação do Estado, concedendo liminar favorável à Defensoria Pública, estabelecendo prazo de 30 dias para que o Estado oferte o medicamento.
O secretário de saúde foi intimado da decisão no começo desta semana.
Veja também
Últimas notícias
MDB perde três vereadores após TRE/AL confirmar fraude à cota de gênero em Craíbas
Alfredo Gaspar aponta quatro falhas decisivas que permitiram rombo bilionário no INSS
Fogo se alastra pelo clube BNB em Batalha e causa destruição
Agropecuarista denuncia prefeito por invasão armada e disparos
Saiba onde consultar o local da prova discursiva do CNU 2025
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
