Palmeira dos Índios é destaque no Jornal Folha de São Paulo
Palmeira dos Índios foi destaque na quinta-feira (19), na imprensa nacional. Em uma matéria veiculada pela Folha de São Paulo, nas versões impressa e digital, a notícia mostra o projeto do primeiro trem turístico regular do Nordeste. O chão onde Graciliano Ramos nasceu, escreveu obras e também foi o maior prefeito de Alagoas, poderá ser visitado por turistas do mundo inteiro de uma maneira inovadora, a partir do trem “Caminhos de Graciliano”. Com ele, será possível fazer um percurso entre as linhas férreas dos municípios de Palmeira dos Índios e Quebrangulo, apreciar as belas paisagens que envolvem o trajeto, além de conhecer as duas cidades que abrigam a história do escritor, os museus e casarios, por meio do turismo cultural.
Duas locomotivas, a vapor e a diesel, com capacidade para 80 pessoas cada uma, percorrerão 28 quilômetros de ferrovia, entre as belas paisagens naturais que envolvem os dois municípios dos caminhos de Graciliano. A previsão é que a rota seja inaugurada em até dois anos. O custo da obra é de R$ 10 milhões, que serão bancados pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Nordeste. O projeto foi idealizado pelo servidor público David Maia.
Para o prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar, o trem é um investimento de infraestrutura turística fundamental para desenvolver o turismo na região. “Participei de várias reuniões sobre o trem turístico que vai ligar Palmeira a Quebrangulo, mas sem o Governo Federal o projeto fica inviabilizado. O ministro dos Transportes Maurício Quintella também incentiva muito o projeto, pois sabemos que isso vai beneficiar as duas regiões”, disse o prefeito.
E continuou. “Palmeira já se projeta para um eixo importante da economia, que é o turismo. Estamos sendo consolidados para o voo livre, o turismo cultural, religioso, de aventura, e também ecológico, buscando meios e formas de gerar empregos e fortalecer a economia do município”, explicou o prefeito Júlio.
No final do ano passado, Júlio Cezar, o prefeito de Quebrangulo Marcelo Lima, além de representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (Cbtu) de Recife e do Rio de Janeiro, do Ministério dos Transportes e o senador Benedito de Lira, se reuniram em Palmeira para discutir algumas etapas que são fundamentais para que o trem possa circular entre os dois municípios. Eles também fizeram uma visita técnica às Estações de Palmeira e de Quebrangulo para conhecer a realidade dos dois locais.
A CBTU vai realizar toda a inspeção e vistoria no trecho Palmeira/Quebrangulo, verificar os pontos críticos de todo o trilho e fazer a limpeza ao longo da linha férrea, área pertencente ao Governo Federal. Depois, entra a parte da destinação dos recursos, que serão viabilizados pelo Ministério dos Transportes, por meio do ministro Maurício Quintella, e também a partir de emendas parlamentares do senador alagoano Benedito de Lira e do Ministério da Cultura.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
