Trump cogita perdoar crime de 1º negro campeão dos pesados
Reflexão sobre perdão póstumo ao ex-pugilista Jack Johnson teria começado após pedido de Sylvester Stallone
O presidente do EUA, Donald Trump, revelou no último sábado (21) que está cogitando a possibilidade de conceder um perdão póstumo a Jack Johnson, ex-pugilista que foi o primeiro campeão negro dos pesos pesados. O lendário boxeador foi condenado em 1913 a um ano de prisão por tráfico interestadual de uma mulher branca, mas na verdade ele apenas viajava com a sua própria namorada.
"Sylvester Stallone me contou a história do campeão de boxe pesado Jack Johnson. Suas provações e feitos foram grandes, sua vida complexa e controversa. Outros (presidentes) olharam para isso ao longo dos anos, a maioria pensou que seria feito, mas sim, eu estou considerando um perdão total", escreveu Trump em seu perfil no Twitter.
A Lei Mann, em que Johnson foi enquadrado, pretendia impedir o tráfico de pessoas para fins de prostituição. Johnson foi condenado por um júri formado por homens brancos, que em menos de duas horas, decidiram mantê-lo preso por um ano. A família de Johnson tenta há anos um perdão póstumo do 'Gigante de Galveston'.
No início dos anos 2000, o ex-presidente George W. Bush acabou não cedendo ao pedido. A eleição de Barack Obama, no fim de 2012, reacendeu as esperanças da família, mas o então presidente, que também é negro, recusou a clemência ao ex-pugilista.
Órgão responsável por esse tipo de solicitação, o Departamento de Justiça dos EUA alegou à época que a prioridade é dada aos pedidos de clemência a pessoas vivas e que possam usufruir do perdão, já que o processo é demorado. Em 2016, o senador republicano, John McCain, derrotado por Obama nas eleições presidenciais de 2012, enviou uma carta à Casa Branca pedindo clemência em homenagem ao 70º aniversário da morte de Johnson.
"Embora seja lamentável que essa condenação injusta não tenha sido corrigida durante a vida do boxeador, um perdão póstumo hoje representa a oportunidade de reafirmar as contribuições substanciais de Jack Johnson para a nossa sociedade e corrigir esse erro histórico", dizia a carta, assinada por outros membros da política norte-americana.
Jack Johnson morreu em um acidente de carro em 1946, quando tinha 68 anos. Ele entrou para a história em 1908, ao se tornar o primeiro negro campeão mundial de boxe nos pesos pesados. Em 1910, defendeu o título contra James Jeffries, que quis desafiar Jonhson para provar que brancos são superiores, no combate que chegou a ser chamado de "Luta do Século".
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
