Cruz histórica amanhece no chão, em Penedo
A cruz de pedra em estilo bizantino que há séculos foi erguida na Praça Clementino do Monte, em Penedo, apareceu quebrada neste domingo (22). O objeto, que faz parte da história do município ribeirinho, foi encontrado, por populares, partido ao meio.
Assim que a notícia a respeito do fato começou a se espalhar, penedenses que apreciam a história da cidade começaram a postar mensagens em tom de revolta nas redes sociais.
O arquiteto e urbanista Milton Lins Lima, escreveu:
“Hoje, quem passou pela Praça do Clementino se deparou com esta cena lamentável. Essa cruz é datada de 1645, quando ainda era o ponto mais alto da cidade. Espero que façam alguma coisa e não joguem os destroços no lixo. Ela é tombada! Patrimônio histórico de nossa cidade”.
Já a advogada Priscila Rocha postou o seguinte comentário:
“Lamentável! Um povo que não sabe sua história... E nós já fomos conhecidos pelo apreço à cultura e pela educação.”
A Prefeitura de Penedo, juntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), devem acionar ainda nesta segunda-feira (23), a Polícia Civil, para que o fato possa ser investigado. Imagens de câmeras de monitoramento eletrônico, instaladas nas imediações da praça devem ser analisadas.
Duas hipóteses estão sendo levadas em consideração. Uma é a de que a Cruz possa ter ruído naturalmente, por ação do tempo. A outra é a de que o objeto possa ter sido destruído por vândalos, o que caracteriza crime de dano ao patrimônio público, na forma qualificada.
A Cruz
Em 1637, Maurício de Nassau invadiu Penedo, passando a até então Vila a viver sob o domínio holandês. Mas não tardou a surgir o movimento revolucionário no Penedo, cuja finalidade era arrancar a terra da mão dos invasores. Assim, em 19 de setembro de 1645, Valentim da Rocha Pita, grande herói penedense, comandou a batalha final no Alto do Monte Alegre, hoje, Praça Clementino do Monte. Como símbolo da vitória, a “Fé Cristã dos Penedenses” fez erguer nas imediações daquela praça uma “cruz de pedra”, esculpida com matéria prima extraída da Rocheira.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
