Correios confirmam pretensão de fechar mais de 500 agências pelo Brasil

A declaração, na segunda-feira (07), do presidente dos Correios de que a empresa fechará agências próprias em todo o país indignou funcionários e consumidores. A confirmação ocorreu dois dias depois de o jornal Estado de São Paulo publicar um documento, aprovado em reunião da diretoria da empresa em fevereiro e mantido em sigilo, que mostra o plano dos Correios de fechar 513 agências próprias nos próximos meses e de demitir 5,3 mil funcionários.
O cronograma do documento definia o mês de maio como o início dos fechamentos, projetava demissões e indicava as agências em um anexo. Na lista das atingidas, constam algumas de alta rentabilidade. A nota divulgada afirma que ainda estão sendo realizados estudos e análises para chegar ao número exato, mas ainda não se sabe quando eles será anunciado.
O diretor da Federação Nacional de Trabalhadores de Empresas de Correios (FENTECT), José Rivaldo da Silva, afirmou que a medida foi - e tem sido - tomada de forma unilateral e sem diálogo com o movimento organizado de trabalhadores. “A gente foi notificado pela imprensa. Em nenhum momento o documento foi debatido com os sindicatos”, explica.
O diretor também acredita que a medida tenha sido tomada a fim de beneficiar os franqueados, pois apenas empresas próprias serão afetadas. “Você fecha a agência, abre a franquia do pequeno empreendedor e tira a responsabilidade dos Correios.”
Ele avalia que a estratégia do governo tem sido a de estagnar e desmobilizar esse serviço para depois entregá-lo ao setor privado. “Eles precarizam, o serviço vai ficando cada dia pior, e depois é privatizado”, explica.
Segundo Silva, uma solicitação de reunião com o presidente da empresa já foi feita e os sindicatos têm se mobilizado em torno da próxima paralisação, que ainda não tem data para ocorrer.
Veja também
Últimas notícias

Defesa Civil de Maceió alerta para o risco de chuva forte neste final de semana

Homem é assassinado a tiros no caminho para o trabalho em Lagoa da Canoa

Homem é morto a tiros em plena luz do dia no bairro Jatiúca, em Maceió

Junqueiro tem apoio da UFAL para elaboração do Plano Diretor

Bebeto critica imbróglio após manifestação: 'Não podemos permitir que AL tenha um Alexandre de Moraes'

Ministro dos Transportes, Renan Filho apresenta planos da pasta à Comissão de Infraestrutura
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
