Correios confirmam pretensão de fechar mais de 500 agências pelo Brasil
A declaração, na segunda-feira (07), do presidente dos Correios de que a empresa fechará agências próprias em todo o país indignou funcionários e consumidores. A confirmação ocorreu dois dias depois de o jornal Estado de São Paulo publicar um documento, aprovado em reunião da diretoria da empresa em fevereiro e mantido em sigilo, que mostra o plano dos Correios de fechar 513 agências próprias nos próximos meses e de demitir 5,3 mil funcionários.
O cronograma do documento definia o mês de maio como o início dos fechamentos, projetava demissões e indicava as agências em um anexo. Na lista das atingidas, constam algumas de alta rentabilidade. A nota divulgada afirma que ainda estão sendo realizados estudos e análises para chegar ao número exato, mas ainda não se sabe quando eles será anunciado.
O diretor da Federação Nacional de Trabalhadores de Empresas de Correios (FENTECT), José Rivaldo da Silva, afirmou que a medida foi - e tem sido - tomada de forma unilateral e sem diálogo com o movimento organizado de trabalhadores. “A gente foi notificado pela imprensa. Em nenhum momento o documento foi debatido com os sindicatos”, explica.
O diretor também acredita que a medida tenha sido tomada a fim de beneficiar os franqueados, pois apenas empresas próprias serão afetadas. “Você fecha a agência, abre a franquia do pequeno empreendedor e tira a responsabilidade dos Correios.”
Ele avalia que a estratégia do governo tem sido a de estagnar e desmobilizar esse serviço para depois entregá-lo ao setor privado. “Eles precarizam, o serviço vai ficando cada dia pior, e depois é privatizado”, explica.
Segundo Silva, uma solicitação de reunião com o presidente da empresa já foi feita e os sindicatos têm se mobilizado em torno da próxima paralisação, que ainda não tem data para ocorrer.
Veja também
Últimas notícias
Governo publica lei que torna comunicação pública mais clara e simples
Hemoal faz coletas de sangue em Santana do Ipanema e União dos Palmares, nesta terça (18)
Guarda Municipal prende suspeitos de furtar tapumes na Praça Sinimbu
Governo de AL publica lista de documentos para aprovados do concurso da saúde
Corpo de médico assassinado pela ex-esposa é liberado do IML de Arapiraca
Ministério Público exige fim de convênio que expôs alunos a riscos em escolas de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
