'Ataque especulativo' não barrará candidatura de Lula, diz Gleisi

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, esteve na vigília em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta sexta-feira (11), em Curitiba (PR). Em frente ao prédio da Polícia Federal, onde o petista está preso, a senadora afirmou que a Constituição Federal garante o direito de qualquer pessoa ser candidata a qualquer cargo público, mesmo que sobre ela paire uma condenação em segunda instância.
Lula foi condenado, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a 12 anos e um mês de prisão, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex no Guarujá (SP).
Por ter sido sentenciado por um órgão colegiado, ele foi enquadrado na lei da Ficha Limpa e dependerá da Corte eleitoral do país para tentar não ter a candidatura impugnada.
O ex-presidente foi preso no dia 7 de abril. Ainda cabem recursos em instâncias superiores. Segundo a senadora, o direito de ser candidato é garantido a todos, até que exista uma condenação definitiva em um processo penal já encerrado na Justiça. Ainda de acordo com Gleisi, “ataque especulativo” não barrará candidatura de Lula à Presidência.
“Mas e a lei da Ficha Limpa?, perguntam alguns. Ora, a lei da Ficha Limpa prevê que qualquer pessoa tem direito a se candidatar, ter o nome da urna, mesmo que condenado em segunda instância, e concorrer às eleições. A norma apenas determina que, em caso de vitória, o candidato só poderá ser diplomado se não tiver condenação”, explicou Gleisi.
Conforme reafirmou a presidente do PT, Lula pode e irá concorrer, enquanto sua defesa luta para provar sua inocência no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF).
Gleisi aproveitou sua ida à vigília para falar também a respeito da importância de se manter a mobilização em Curitiba em favor de Lula Livre. “Lamentamos o eventual transtorno aos moradores, mas não fomos nós que trouxemos o ex-presidente Lula para cá, por meio de uma prisão arbitrária e sem provas, e não o deixaremos sozinho”, informou.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Porto de Pedras lança cadastro para fortalecer empreendedorismo feminino

Prefeitura de Palmeira dos Índios lança Programa de Recuperação Fiscal 2025

Exame médico confirma intoxicação de Hungria por metanol

Prefeitura intensifica operação de vigilância e combate ao metanol em Palmeira dos Índios

Governo lança programa Alagoas Conectada para ampliar internet nas escolas públicas

Polícia prende foragido da Justiça de AL por homicídio em boate de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
