Alagoas

Em três anos, rede estadual de Penedo duplica número de ginásios

Além da recuperação dos ginásios Padre Manoel Vieira e CAIC Ruth Mendonça, três escolas já foram agraciadas com as suas próprias quadras

Por Agência Alagoas 24/05/2018 10h10
Em três anos, rede estadual de Penedo duplica número de ginásios
A rede estadual de Penedo ampliou o seu quantitativo de ginásios - Foto: Reprodução

A rede estadual de Penedo ampliou o seu quantitativo de ginásios. Agora, os mais de quatro mil jovens que estudam no município poderão desfrutar de mais esporte e atividades lúdicas e culturais sem precisar recorrer a espaços privados.

Andréa Dantas, titular da 9ª Gerência Regional de Educação, conta que o número de ginásios na rede estadual penedense duplicou nos últimos três anos. “Antes, tínhamos apenas os ginásios Padre Manoel Vieira e do CAIC Ruth Mendonça. Agora, além da reforma destes dois espaços, que está em andamento, ganhamos as quadras das escolas Comendador José da Silva Peixoto e Ernani Méro. As obras do ginásio da Escola Hermílio de Freitas Melro também estão todo vapor”, fala Andréa.

Longa espera - Uma das obras que causa maior expectativa na população é, sem dúvida, a de recuperação do Ginásio Padre Manoel Vieira. O espaço, que já sediou diversos eventos esportivos e artísticos, estava fora de uso e sofreu com a deterioração e desabamento de seu teto. A recuperação aconteceu graças a um compromisso assumido pelo governador Renan Filho e pelo vice-governador e então secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, durante uma visita ao município no Governo Presente.

O espaço, antes deteriorado, foi totalmente recuperado, ganhando nova pintura, retelhamento, vestiários. Em estado bastante avançado, a obra entra agora na fase de implantação do novo piso, que permitirá maior aderência durante as disputas esportivas.

Morando perto do ginásio, a professora Angelúcia Santos fica feliz com a recuperação do espaço. “Tenho memórias muito felizes desse ginásio: os Jogos da Primavera, apresentação de quadrilhas juninas, bailes. Era muito triste vê-lo caído. Agora está 100% melhor”, comemora a educadora, que é professora da rede municipal e foi aluna da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto.

Os alunos desta escola, por sinal, contam os dias para a obra concluída. Mesmo já tendo a sua própria quadra, eles sonham com a reativação do Padre Manoel Vieira. “Gostaríamos muito que nossa formatura do ensino médio fosse lá”, revela Joseane Araujo, estudante da 3ª série do ensino médio.

Recuperação - Outro ginásio cujas obras eram bastante aguardadas é o CAIC Ruth Mendonça. O espaço, que estava interditado em virtude dos riscos apresentados pela estrutura deteriorada, agora recebe serviços que incluem retelhamento, recuperação elétrica e hidráulica. “Temos 458 alunos de 5º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos que estão ansiosos por este ginásio. Finalmente poderemos ter nossos jogos internos sendo disputados aqui novamente”, diz Cícero dos Santos, diretor eleito do CAIC.