[Vídeo] Projeto promove esporte para mais de 300 estudantes de escolas públicas
Professor busca apoio da iniciativa privada para adotar judocas em Arapiraca
![[Vídeo] Projeto promove esporte para mais de 300 estudantes de escolas públicas](https://img.7segundos.com.br/N0e626wdFUF6oV4jiYhKkNQye7M=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/78966-projeto_judo_canafistula_josival_menezes_1_jpeg.jpeg)
Um projeto idealizado há oito anos por um professor e servidor público pode levar Arapiraca e Alagoas para conquistas no cenário nacional de esportes.
Sob os cuidados de Leonízio Holanda, cerca de 300 estudantes de escolas da rede pública situadas em Arapiraca, a capital do Agreste, treinam a modalidade de luta que coloca o Brasil no pódio de competições mundiais, inclusive das Olimpíadas.
Batizado como Projeto Judô Canafístula, o trabalho tem seu núcleo base na Escola Estadual Moacir Teófilo, situada no bairro que dá nome ao trabalho permanente e extensivo para outras localidades, entre elas Cangandu e Alazão.
Da semente lançada em 2009, 52 adolescentes já são parte de uma etapa mais avançada do projeto, atletas jovens com potencial de enfrentar adversários, também de alto nível.
Para manter e ampliar possibilidades de sucesso no esporte e na vida pessoal de cada estudante isso, o professor Leonízio busca patrocinadores para os judocas.
“Vou conversar com empresários das comunidades para ver se eles adotam alguns desses meninos que têm possibilidade de serem campões”, explicou o idealizador do Projeto Judô Canafístula ao 7 Segundos, citando exemplos de atletas classificados para representar Arapiraca e Alagoas além dos tatames disponíveis na região Agreste.
Com 16 anos, Higor Marques, está apto a disputar os Jogos Nacionais da Juventude, que acontece em dezembro na capital do Brasil. Além das medalhas, ele já assegurou outra conquista. “O judô em ajuda a ter mais foco nos estudos”, revela o aluno.
“Para eles fazerem o esporte, tem que ter um bom rendimento, a gente cobra dos dois lados”, acrescenta Maria Joélia, diretora da Escola Moacir Teófilo, agradecendo os investimentos feitos pelo governador Renan Filho e o Secretário de Educação Luciano Barbosa, deixando escapar que espera conseguir verba oficial para comprar quimonos.
Veja também
Últimas notícias

Na CPMI do INSS, Fabio Costa mira quem está por trás dos “laranjas” e pede prisão de 21 suspeitos

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 14 milhões

Lula e Tarcísio de Freitas empatam tecnicamente em pesquisa para 2026, aponta Real Time Big Data

Receita Federal realiza doação de R$180 mil em mercadorias apreendidas à Prefeitura de Arapiraca

Bolsonaro e sete réus começam a ser julgados hoje no STF por trama golpista

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
