Arapiraca

Ministro diz que TSE fará auditoria das urnas eletrônicas no dia das eleições

Presidente do tribunal ressalta segurança e credibilidade do sistema de votação

Por Paulo Marcello com TSE 30/05/2018 15h03
Ministro diz que TSE fará auditoria das urnas eletrônicas no dia das eleições
Presidente do TSE diz que auditoria será acompanhada em tempo real - Foto: UOL

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, informou, nesta quarta-feira (30), que haverá auditoria nas urnas eletrônicas no dia das eleições em 2018, marcadas para 7 de Outubro. Segundo o magistrado, a auditoria em tempo real é um pedido de especialistas em segurança da informação.

“Em nome da transparência, em nome da legalidade, em nome moralidade, para o Tribunal absolutamente nada é impossível.”

Seguindo a determinação do presidente do TSE, foram feitas alterações na resolução que trata da fiscalização das urnas. Ficou determinado que 20 dias antes das eleições serão sorteadas seções pelas diversas partes do país para que auditoria seja realizada no dia do pleito.

“A auditoria consiste em verificar se as assinaturas digitais dos sistemas lacrados no TSE no início de Setembro conferem com as assinaturas constantes das urnas instaladas na seção eleitoral”, explicou o ministro.

Representantes dos partidos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público e juízes eleitorais serão convidados para acompanhar o processo de auditoria. Além deles, qualquer pessoa que quiser pode acompanhar o procedimento.