Negociação com prefeitura não avança e agentes vão cruzar os braços nesta terça-feira
Presidente do sindicato lamenta falta de diálogo com prefeito Rogério Teófilo (PSDB)

Em menos de 15 dias após ter assumido a secretaria municipal de saúde de Arapiraca, a advogada Karine Alécio Lima, que substituiu a assistente social Aurélia Fernandes, que retornou ao cargo de vereadora, vai encarar o primeiro embaraço de sua gestão. É que o sindicato Metropolitano dos Agentes de Endemias e de Saúde confirmou que a categoria fará uma paralisação de advertência, a partir desta terça-feira (5).
Havia uma última chance para que a paralisação fosse evitada, mas não houve acordo durante a reunião que ocorreu na manhã desta segunda-feira (4), no Centro Administrativo. Segundo o presidente do sindicato, Anselmo dos Santos, a nova secretária não apresentou nenhuma proposta para os agentes e a mesa de negociações não avançou, culminando com a decretação desta paralisação.
“Se o prefeito não nos atender faremos uma assembleia com indicativo de greve”, garantiu Anselmo.
O sindicalista revelou que os agentes estão passando por dificuldades financeiras, ao longo dos últimos meses, com perdas salariais. A categoria cobra o pagamento de incentivo adicional e o repasse do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que é feito uma vez por ano com acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes que estão em campo.
Anselmo acha desrespeitosa a atitude do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) que não deu nenhuma resposta aos pedidos de reunião para discutir a pauta de reivindicações dos agentes de Saúde e de Endemias. Entre os temas em pauta estão o reajuste salarial, aplicação da Lei Federal 13.595/2018 que estabelece novo regime jurídico e reformula a atividade dos agentes comunitários e agentes de endemias, bem como a implantação do Plano de Cargos e Carreira dos Servidores (PCCS), entre outros.
O primeiro ato grevista vai ocorrer, conforme anunciado nas redes sociais, no salão de entrada do Centro Administrativo de Arapiraca, na manhã desta terça-feira. “A única coisa que ela (secretária) se comprometeu foi intermediar uma reunião com o prefeito para amanhã (terça) e também nos receber amanhã para apresentar a previsão de entrega do material de trabalho e fardamento. No mais disse que ia falar com o prefeito para ver o que pode ser apresentado para categoria no que se refere às nossas reivindicações”, disse.
Últimas notícias

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho

Proprietários de clínica de reabilitação são indiciados por maus-tratos e estupro de vulnerável

Faustão recebe alta do hospital após transplantes: 'Bem clinicamente', diz boletim
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
