[Vídeo] Agentes de Saúde fazem protesto dentro da prefeitura de Arapiraca
Os profissionais cobram da gestão, dentre outros pedidos, reajuste salarial e fardamento adequado
Conforme prometido, os agentes comunitários de Saúde (ACS) e os agentes de endemias de Arapiraca cruzaram os braços nesta terça (5). Os profissionais ocuparam o Centro Administrativo da prefeitura como protesto de advertência, para que a Secretaria de Saúde do município apresente uma proposta em relação aos pontos pedidos.
Os agentes reclamam, dentre outras coisas, de falta de material de trabalho, como fardamento e bolsas. Pedem ainda reajuste salarial e gratificação adicional prevista na lei federal nº 12.994/2014. Solicitam também o repasse do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que é feito uma vez por ano com acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes que estão em campo.
O ACS Pedro Ferreira, que atua no bairro Arnon de Melo, conversou com o 7 Segundos sobre a manifestação: “A gente pretende que o prefeito nos atenda no básico, no que a gente precisa para trabalhar no dia a dia. Há anos que nós trabalhamos sem fardamentos, adentramos as casas de famílias sem nem ao menos termos uma identificação. Precisamos de melhorias de condições de trabalho, precisamos de melhores salários, porque desde 2014 que não temos melhora nenhuma na nossa remuneração. Queremos o básico do básico, e quem ganha com isso é a população”.
O líder do Sindicato Metropolitano dos Agentes de Endemias e de Saúde, Anselmo dos Santos, esteve em reunião com a gestão, enquanto os agentes protestavam no Centro Administrativo. Ao fim do encontro, Anselmo informou que a negociação foi reagendada para o próximo dia 14, onde a gestão apresentará uma proposta sobre os pedidos feitos. Até o próximo encontro, o trabalho dos ACS e dos Agentes de Endemias ocorre dentro da normalidade.
Confira nossa transmissão ao vivo do protesto pelo Facebook do 7 Segundos.
Veja também
Últimas notícias
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
