[Vídeo] Agentes de Saúde fazem protesto dentro da prefeitura de Arapiraca
Os profissionais cobram da gestão, dentre outros pedidos, reajuste salarial e fardamento adequado
Conforme prometido, os agentes comunitários de Saúde (ACS) e os agentes de endemias de Arapiraca cruzaram os braços nesta terça (5). Os profissionais ocuparam o Centro Administrativo da prefeitura como protesto de advertência, para que a Secretaria de Saúde do município apresente uma proposta em relação aos pontos pedidos.
Os agentes reclamam, dentre outras coisas, de falta de material de trabalho, como fardamento e bolsas. Pedem ainda reajuste salarial e gratificação adicional prevista na lei federal nº 12.994/2014. Solicitam também o repasse do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que é feito uma vez por ano com acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes que estão em campo.
O ACS Pedro Ferreira, que atua no bairro Arnon de Melo, conversou com o 7 Segundos sobre a manifestação: “A gente pretende que o prefeito nos atenda no básico, no que a gente precisa para trabalhar no dia a dia. Há anos que nós trabalhamos sem fardamentos, adentramos as casas de famílias sem nem ao menos termos uma identificação. Precisamos de melhorias de condições de trabalho, precisamos de melhores salários, porque desde 2014 que não temos melhora nenhuma na nossa remuneração. Queremos o básico do básico, e quem ganha com isso é a população”.
O líder do Sindicato Metropolitano dos Agentes de Endemias e de Saúde, Anselmo dos Santos, esteve em reunião com a gestão, enquanto os agentes protestavam no Centro Administrativo. Ao fim do encontro, Anselmo informou que a negociação foi reagendada para o próximo dia 14, onde a gestão apresentará uma proposta sobre os pedidos feitos. Até o próximo encontro, o trabalho dos ACS e dos Agentes de Endemias ocorre dentro da normalidade.
Confira nossa transmissão ao vivo do protesto pelo Facebook do 7 Segundos.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
