Cobertura vacinal contra a febre aftosa foi de 95,56% em Alagoas
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, iniciada no dia 1º de maio de 2018, teve cobertura vacinal de 95,56% do rebanho de bovídeos do Estado, o que corresponde a 1.042.673 animais vacinados, informou a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
A prorrogação, aplicada diante da falta de vacinas nas revendas de produtos agropecuários por conta da greve nacional dos caminhoneiros, foi encerrada no último dia 20 de junho.
A Adeal informou que os 102 municípios alagoanos tiveram cobertura vacinal média do rebanho superior a 90%, apesar de terem ultrapassado o índice mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que é de 80%.
"O criador alagoano está de parabéns. Ele cumpriu com o seu papel vacinando os animais e declarando nos escritórios da Adeal. Apesar dos entraves durante a campanha, que chegou a ser prorrogada, conseguimos manter o índice de cobertura vacinal como um dos melhores do país”, declarou Augusto César Jatoba, presidente da Adeal.
O órgão de defesa alerta que o criador que deixou de declarar pagará, por propriedade, o equivalente a 30 Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL). Já o criador que também deixou de vacinar o rebanho deverá pagar uma multa dez UPFAL.
Enquanto não estiver com a situação regularizada junto a Adeal, o criador fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e, consequentemente, de transitar e ou comercializar os animais.
Veja também
Últimas notícias
Acusados tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF
Aprovado no Senado, PL da Dosimetria vai à sanção presidencial
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Rafael Brito realiza sonho de milhares de educadores e luta para transformar PIBID em lei
Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros na Avenida Governador Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
