Senador diz que presidente Temer quer vender 'tudo' até o fim do mandato
Líder do PT comemora decisão do STF que proíbe leilões sem autorização do Legislativo
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o presidente Michel Temer (MBD) deve submeter ao Poder Legislativo a privatização de estatais.
É que o governo federal está tentando reforçar o caixa da União, provavelmente para a campanha eleitoral ou para tapar eventuais rombos nas contas. Para isso, Temer pretende vender o patrimônio público do país para a iniciativa privada, por meio de concessões, arrendamentos, prorrogações de contratos vigentes e privatizações.
Uma decisão do ministro do STF, Ricardo Lewandowski, no entanto, impede que o governo federal venda, sem autorização do Poder Legislativo, o controle acionário de empresas públicas de economia mista, como é o caso da Petrobras, Eletrobras e o Banco do Brasil.
O líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ) comemorou a decisão do ministro. “Essa foi uma ação dos servidores da Caixa, da Contraf e é fundamental porque eles estão destruindo o país. Essa decisão do Lewandowski salva a CEF, que eles queriam privatizar, abrir capital, e entregar o controle acionário. Salva também a Eletrobrás, as subsidiárias da Eletrobrás que eles estavam querendo privatizar agora e vai ter um impacto na Petrobras porque a Petrobras do Temer e do Pedro Parente, eles venderam a nova transportadora Sudeste sem licitação por R$ 5 bilhões para a empresa canadense Brookfield, venderam a petroquímica Suape, Citepe e entregando campos do pré-sal sem licitação. É um escândalo", disse o senador.
Para Lindbergh Farias foi uma decisão 'decisiva' porque o governo quer vender 'tudo' até o final do mandato, em dezembro deste ano.
Veja também
Últimas notícias
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
