Senador diz que presidente Temer quer vender 'tudo' até o fim do mandato
Líder do PT comemora decisão do STF que proíbe leilões sem autorização do Legislativo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o presidente Michel Temer (MBD) deve submeter ao Poder Legislativo a privatização de estatais.
É que o governo federal está tentando reforçar o caixa da União, provavelmente para a campanha eleitoral ou para tapar eventuais rombos nas contas. Para isso, Temer pretende vender o patrimônio público do país para a iniciativa privada, por meio de concessões, arrendamentos, prorrogações de contratos vigentes e privatizações.
Uma decisão do ministro do STF, Ricardo Lewandowski, no entanto, impede que o governo federal venda, sem autorização do Poder Legislativo, o controle acionário de empresas públicas de economia mista, como é o caso da Petrobras, Eletrobras e o Banco do Brasil.
O líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ) comemorou a decisão do ministro. “Essa foi uma ação dos servidores da Caixa, da Contraf e é fundamental porque eles estão destruindo o país. Essa decisão do Lewandowski salva a CEF, que eles queriam privatizar, abrir capital, e entregar o controle acionário. Salva também a Eletrobrás, as subsidiárias da Eletrobrás que eles estavam querendo privatizar agora e vai ter um impacto na Petrobras porque a Petrobras do Temer e do Pedro Parente, eles venderam a nova transportadora Sudeste sem licitação por R$ 5 bilhões para a empresa canadense Brookfield, venderam a petroquímica Suape, Citepe e entregando campos do pré-sal sem licitação. É um escândalo", disse o senador.
Para Lindbergh Farias foi uma decisão 'decisiva' porque o governo quer vender 'tudo' até o final do mandato, em dezembro deste ano.
Veja também
Últimas notícias

Mano Walter surpreende fiéis ao visitar capela em assentamento em Delmiro Gouveia
![[Vídeo] Influenciador Kel Feretti deixa presídio após sete meses cumprindo pena por estupro](https://img.7segundos.com.br/wumuxzgZl1M7HFOYAFdqwZNDKF8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-08-06-184356.png)
[Vídeo] Influenciador Kel Feretti deixa presídio após sete meses cumprindo pena por estupro

Prefeitura de Palmeira empossa aprovados na 2ª convocação do concurso público

Hemoal leva equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta-feira

Ronaldo Lessa participa de reuniões estratégicas com Lula, Alckmin e Haddad em Brasília

Teca Nelma confirma presença da primeira-dama Janja e Ministra Anielle Franco em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
