Resultado sobre negligência no atendimento à grávida sai em breve
O delegado de Teotônio Vilela, Arthur César, responsável pelo caso do bebê que morreu após a mãe ter passado por quatro unidades de saúde, disse que o inquérito vai estar concluído na próxima semana. Ele instaurou procedimento que apura a conduta dos profissionais que atenderam Maria Quitéria Moreira, mãe da criança.
"Estamos em posse dos prontuários das maternidades em que a gestante esteve. Também já ouvimos a acompanhante da grávida e o marido dela. O próximo passo será analisar os autos e definir quem vamos intimar das unidades de Teotônio e São Miguel, além das outras duas em Maceió”, disse o delegado.
Arthur César explicou que os prontuários das unidades onde Maria Quitéria esteve serão todos comparados.
“Se chegarmos à conclusão que os profissionais da cidade de Teotônio agiram com responsabilidade, vamos encaminhar o caso para outra delegacia. Só depois de analisar os autos e os depoimentos tomaremos as medidas cabíveis”, declarou.
Entenda o caso
A dona de casa Maria Quitéria de Oliveira Moreira (42) viu seu filho nascer morto após atraso para a intervenção de uma cesariana. O fato ocorreu no dia 19 de junho de 2018, na Maternidade Santa Mônica, em Maceió.
Segundo o esposo de Quitéria, José Elias da Silva, ela começou a sentir as contrações durante o fim de semana e começou a ser atendida em Teotônio Vilela, cidade onde reside a família.
Os pais foram até a Unidade Mista Nossa Senhora das Graças, em Teotônio Vilela, quando começaram as contrações, mas os profissionais que atenderam pediram que ela voltasse pra casa. No dia seguinte, o casal retornou a Unidade Mista e em seguida foi para a Santa Casa na cidade de São Miguel dos Campos, que fica a 41 Km de Maceió.
De lá foram encaminhados para a Maternidade Nossa Senhora de Fátima e em seguida para a Santa Mônica, ambas em Maceió. Em nenhum momento foi cogitado pelos médicos a possibilidade de uma cesariana e o tempo todo a orientação era para que esperassem um pouco mais.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
