Equipe de médicos do Hospital Regional faz cirurgia inédita em bebê recém-nascido
Aos dez dias de vida o pequeno Enzo, primeiro filho do casal Cassielma Lima e Diogo José, ambos de Arapiraca, precisou se submeter a uma cirurgia até então inédita no Estado - e sem informações de nenhuma similar em outro neonato no mundo. Paciente do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, Enzo nasceu dia 18 de junho, e foi operado para retirada de uma lesão de grandes dimensões e que ocupava toda extensão da área do assoalho da boca, parte inferior à língua, impossibilitando o recém-nascido de mamar.
Para realizar o procedimento cirúrgico foi necessário um trabalho em conjunto dos Serviços de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Neonatologia e Anestesia do Hospital Regional , envolvendo os médicos Ricardo Wathson, Pedro Dantas, Flávia Lima, Emanoel Fonseca, Cleildo Torres, Iggor Pirauá e Whadi Seabra. A cirurgia foi realizada, tão logo os profissionais identificaram o problema que impedia o bebê de mamar, e durou cerca de duas horas.
“Ele foi o meu paciente mais novo. Estamos estudando o caso que nos parece ser o primeiro, tendo em vista que até agora não há nenhuma publicação cientifica similar”, disse o coordenador do Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Ricardo Whatson.
Segundo o fonoaudiólogo Robson Caíque, que também acompanhou a criança no Complexo Neo do Hospital Regional, o caso era delicado e, antes da intervenção, a equipe decidiu optar logo pela alimentação através de sonda. “A lesão era um incômodo muito grande e a indicação cirúrgica era mesmo necessária”, avaliou o especialista.
Nascido com 40 semanas, o problema do bebê não chegou a ser diagnosticado durante o pré-natal, segundo sua mãe. “O procedimento era delicado, mas a equipe estava confiante e estamos contentes que deu tudo certo”, falou a mulher, que é secretaria.
Em fase de recuperação, o bebê já retirou a sonda e começa a se alimentar através de copinhos de leite. “Estamos mais animados agora”, disse o pai, operador de máquinas, enquanto aguardava para uma visita.
O material recolhido foi levado a um laboratório para biópsia. “Toda criança requer atenção e cuidados e, no caso do menino, ficamos mais entusiasmados porque as chances dele ter uma vida normal agora foram retomadas”, explicou Ricardo.
Veja também
Últimas notícias
De cavadinha, Mota bate último pênalti, garante acesso do ASA e enlouquece torcida
Alex Bruno marcou. O ASA acreditou. E Arapiraca voltou para a Série C!
Com fala gravada de Bolsonaro, Flávio inicia corrida à Presidência
Carro capota e motorista fica ferido ao voltar de Festival em Água Branca
Daniel Barbosa reforça presença política em Maceió com adesivaço no Benedito Bentes
Acidente entre carro e ambulância é registrado em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
