Policial militar do 3º BPM é encontrada morta dentro de casa
Caso acende alerta para casos de suicídio entre policiais

No fim da tarde deste domingo (12), a Polícia Militar de Alagoas confirmou uma tragédia entre os membros de sua corporação. A policial militar Laysa Avelino, integrante do 3º BPM de Arapiraca, foi encontrada morta em sua casa.
O caso ocorreu no bairro Primavera. Vizinhos escutaram disparos, e o óbito foi constatado com a chegada do Samu no local. A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) afirmou que a policial foi vítima de suicídio.
Laysa era integrante da banda de música do Batalhão de Arapiraca, casada com outro PM, e sofria de depressão. Segundo informações policiais, seu uso de arma de fogo já havia sido tirado por prevenção.
A família informa que o velório da policial acontece em sua congregação da Assembleia de Deus, na Rua Santa Rita, no bairro Brasília, e que seu culto fúnebre ocorre às 15h desta segunda (13).
O 3º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas emitiu nota de pesar sobre o falecimento da soldada:
"O comando do 3° BPM vem com todo pesar trazer a triste notícia do falecimento da Sd Laysa. Ela parte deixando-nos muitas lições de amizade, profissionalismo, ética e humanidade.
Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, e os console e lhes dê serenidade para atravessar esta tempestade.
A Deus, pedimos também que dê a nossa companheira, o merecido repouso eterno em seu reino. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames."
Alerta
Laysa é a terceira PM mulher de Alagoas a tirar a própria vida, em 2018. Pesquisas apontam que a rotina estressante, o convívio com casos de violência e a perda frequente de colegas de trabalho são fatores de risco para depressão e suicídio entre policiais.
Em 2017, a Polícia Militar de Alagoas percebeu o perigo que o suicídio representa entre seus membros, realizando um seminário de prevenção: “O suicídio é responsável por 17% das mortes violentas dos policiais em Alagoas, o que nos impulsionou a buscar estratégias de combate na instituição. Aprendemos desde cedo que o militar é superior ao tempo. Eu não tenho dúvidas de que realmente somos, mas, para continuarmos sendo superior a ele, precisamos nos cuidar hoje”, declarou a chefe do CAS (Centro de Assistência Social – PM/AL), tenente-coronel Mônica Ramalho, em entrevista ao GEPeSP (Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção).
O psicólogo Edeilto Gomes, com CRP 15-4521, em entrevista ao Sindpol (Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas), analisa que na instituição existe o dogma de que o policial é um super-herói e salvador da pátria. “O profissional de segurança pública vive um conflito em resolver os problemas da sociedade e não conseguir resolver os seus. Desta forma, esses profissionais ficam vulneráveis à depressão, o que acarreta o adoecimento mental e físico, abrindo as portas para o alcoolismo e outras doenças ocasionadas por esse cenário desfavorável”.
Edeilto destaca o trabalho que deve ser feito para prevenir tragédias deste tipo: “Para evitar ou reduzir essa fatalidade na segurança pública, precisamos cobrar o acompanhamento psicossocial dos gestores para os servidores em seu dia a dia, além de ações como atividades de enfrentamento, com vítima fatal ou não”.
Veja também
Últimas notícias

Vídeo de suspeito de envolvimento na morte de jovem trans em Maceió é divulgado pela polícia

Prefeitura de Igaci realiza mais uma edição do Programa Desjejum da Semana Santa

Novo questiona Itamaraty após Moraes suspender extradição de traficante por ‘reciprocidade’

Adolescente de 17 anos é apreendido por furtar casa em Santana do Ipanema

Acidente entre carro e moto deixa homem morto na BR-316 em Canapi

Cibele Moura propõe campanha de conscientização para emissão de RG em recém-nascidos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
