Seminário debate história, cultura e cotidiano de Palmeira dos Índios
Com o objetivo de formar uma rede de discussão acerca do contexto histórico e sociocultural de Palmeira dos Índios, a partir do debate com diversos grupos, instituições culturais e a sociedade em geral do município, o Governo Municipal, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, realizou no último dia 28 o Seminário “Palmeira dos Índios: história, cultura e cotidiano”. O evento aconteceu no auditório da OAB, no Centro da cidade, e contou com a participação das secretarias municipais de Planejamento, de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Na oportunidade, os palestrantes trataram sobre a necessidade de fomentar a discussão sobre da história e cultura de Palmeira dos Índios, com a intenção de envolver a comunidade como participante ativa do processo de reflexão de identidade. Convidado para abrir a série de palestras, Cosme Rogério Ferreira, mestre em Sociologia e professor do Instituto Federal de Alagoas, abordou o tema “Rastros históricos da formação de Palmeira dos Índios”. Ele levou informações sobre os primeiros registros da fundação da cidade. Para ele, o Seminário foi um importante exercício de reflexão sobre Palmeira dos Índios.
De acordo com palmeirense João Paulo Omena, mestre em Arquitetura e professor da Faculdade Alagoana de Tecnologia, abordar um seminário com este tema trouxe mais legitimidade ao momento em que se celebram os 129 anos da cidade. Ele dividiu o painel sobre “Marcos referenciais de Palmeira dos Índios: do monumental ao cotidiano” com Odair Moraes, também palmeirense, e que hoje é professor doutor da Universidade Federal de Alagoas.
O secretário de Planejamento Adalberon Sá tratou sobre temas como a preservação do patrimônio histórico e cultural do município, que foram abordados no evento. Ele mediou os debates e informou aos presentes sobre o processo de revisão do Plano Diretor da cidade, que se inicia em setembro, e colocou o momento como oportuno para tratar do assunto junto com toda a sociedade. “Este seminário reforça nossa identidade quando somos convidados a mergulhar em nossa história, conhecendo melhor aquilo que marcou nosso processo de construção, enquanto cidade, para chegarmos até o que somos hoje. O momento de envolver a cidade na discussão sobre o que deve ser preservado para garantir que essa história não seja esquecida e ignorada é agora, quando vamos discutir o futuro do desenvolvimento urbano de Palmeira”, explicou o secretário.
Estiveram presentes ao evento, as secretárias Isvânia Marques e Cléa Carvalho, o presidente do Conselho de Cultura Elias Henrique Filho, além de professores e alunos de diversos cursos universitários e historiadores da cidade.