Seminário debate história, cultura e cotidiano de Palmeira dos Índios
Com o objetivo de formar uma rede de discussão acerca do contexto histórico e sociocultural de Palmeira dos Índios, a partir do debate com diversos grupos, instituições culturais e a sociedade em geral do município, o Governo Municipal, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, realizou no último dia 28 o Seminário “Palmeira dos Índios: história, cultura e cotidiano”. O evento aconteceu no auditório da OAB, no Centro da cidade, e contou com a participação das secretarias municipais de Planejamento, de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Na oportunidade, os palestrantes trataram sobre a necessidade de fomentar a discussão sobre da história e cultura de Palmeira dos Índios, com a intenção de envolver a comunidade como participante ativa do processo de reflexão de identidade. Convidado para abrir a série de palestras, Cosme Rogério Ferreira, mestre em Sociologia e professor do Instituto Federal de Alagoas, abordou o tema “Rastros históricos da formação de Palmeira dos Índios”. Ele levou informações sobre os primeiros registros da fundação da cidade. Para ele, o Seminário foi um importante exercício de reflexão sobre Palmeira dos Índios.
De acordo com palmeirense João Paulo Omena, mestre em Arquitetura e professor da Faculdade Alagoana de Tecnologia, abordar um seminário com este tema trouxe mais legitimidade ao momento em que se celebram os 129 anos da cidade. Ele dividiu o painel sobre “Marcos referenciais de Palmeira dos Índios: do monumental ao cotidiano” com Odair Moraes, também palmeirense, e que hoje é professor doutor da Universidade Federal de Alagoas.
O secretário de Planejamento Adalberon Sá tratou sobre temas como a preservação do patrimônio histórico e cultural do município, que foram abordados no evento. Ele mediou os debates e informou aos presentes sobre o processo de revisão do Plano Diretor da cidade, que se inicia em setembro, e colocou o momento como oportuno para tratar do assunto junto com toda a sociedade. “Este seminário reforça nossa identidade quando somos convidados a mergulhar em nossa história, conhecendo melhor aquilo que marcou nosso processo de construção, enquanto cidade, para chegarmos até o que somos hoje. O momento de envolver a cidade na discussão sobre o que deve ser preservado para garantir que essa história não seja esquecida e ignorada é agora, quando vamos discutir o futuro do desenvolvimento urbano de Palmeira”, explicou o secretário.
Estiveram presentes ao evento, as secretárias Isvânia Marques e Cléa Carvalho, o presidente do Conselho de Cultura Elias Henrique Filho, além de professores e alunos de diversos cursos universitários e historiadores da cidade.
Veja também
Últimas notícias
Buraco se abre no meio da rua, engole avenidas e cria cena de terror na China
MPF recomenda medidas para proteger APA de Piaçabuçu durante Carnaval
Policiais militares salvam bebê engasgado durante patrulhamento no Benedito Bentes
Polícia Civil avança nas investigações sobre acidente com ônibus de romeiros com extração de dados do GPS
[Vídeo] Meses após denúncia, risco de queda de poste continua preocupando morador em Feira Grande
Polícia prende homem acusado de furtar equipamentos de internet em mais de 20 cidades de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
