STF deve julgar hoje ação sobre cancelamento de títulos de eleitores sem biometria
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar na tarde de hoje (26) uma ação contra o cancelamento do título de eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico obrigatório.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 3 milhões e 300 mil brasileiros estão nessa situação. Eles representam 2,24% do eleitorado. A ação é movida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O PSB avalia que o cancelamento dos títulos contraria o preceito constitucional de permitir o voto universal nas eleições de outubro.
Outro tema ligado a esse assunto também está na pauta do Supremo. A Câmara dos Deputados apresentou os chamados embargos de declaração na ação que questionava o repasse obrigatório de 30% do Fundo Partidário para campanhas femininas. A Corte já decidiu que essa regra é constitucional. Os embargos apresentados pela Câmara pretendem esclarecer o alcance dessa decisão do Supremo.
Na interpretação do Legislativo, da forma como ficou, o julgamento pode não garantir plenamente o direito das mulheres e compromete, inclusive, o repasse de recursos para as candidatas nas eleições deste ano.
Veja também
Últimas notícias
PM combate o tráfico e outros crimes no interior do estado
Cantor Igor Kannário faz declarações polêmicas sobre Ivete e repercute na web
Polícia Civil investiga ataque a tiros que deixou um morto e dois feridos em Carneiros
Homem com mandado por violência doméstica é preso após ser identificado por reconhecimento facial em Maceió
Zé Felipe expõe sofrimento após término com Ana Castela e viraliza
Casados viralizam ao expor como lidam com atração por outras mulheres
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
