STF deve julgar hoje ação sobre cancelamento de títulos de eleitores sem biometria
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar na tarde de hoje (26) uma ação contra o cancelamento do título de eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico obrigatório.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 3 milhões e 300 mil brasileiros estão nessa situação. Eles representam 2,24% do eleitorado. A ação é movida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O PSB avalia que o cancelamento dos títulos contraria o preceito constitucional de permitir o voto universal nas eleições de outubro.
Outro tema ligado a esse assunto também está na pauta do Supremo. A Câmara dos Deputados apresentou os chamados embargos de declaração na ação que questionava o repasse obrigatório de 30% do Fundo Partidário para campanhas femininas. A Corte já decidiu que essa regra é constitucional. Os embargos apresentados pela Câmara pretendem esclarecer o alcance dessa decisão do Supremo.
Na interpretação do Legislativo, da forma como ficou, o julgamento pode não garantir plenamente o direito das mulheres e compromete, inclusive, o repasse de recursos para as candidatas nas eleições deste ano.
Veja também
Últimas notícias
Datafolha: Lula tem 48% e Flávio Bolsonaro, 43%, no 2º turno
Caminhão derruba poste e interdita trecho da AL-215 em Boca da Mata
Arapiraquense Ítallo França compõe faixa do novo álbum de Anitta
Carrinho de cachorro-quente é furtado no Parque Centenário, em Maceió
Suspeito baleado em troca de tiros com policiais tem morte confirmada pelo IML
Delegado Leonam denuncia caso de zoofilia contra jumenta em Pão de Açúcar
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
