Sistema desenvolvido na Ufal auxilia crianças à espera de transplante cardíaco
O transplante cardíaco ainda permanece como a melhor solução para quem sofre de doenças cardíacas crônicas. Para pacientes pediátricos a realidade não é diferente. Dispositivos de assistência ventricular (DAVs), também chamados de corações artificiais, vêm sendo frequentemente utilizados para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que se encontram na fila de transplante cardíaco, à espera de um doador.
Com o objetivo de melhorar a condição do paciente sob o suporte desses dispositivos e de diminuir a taxa de mortalidade, o professor Thiago Cordeiro, do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador do curso de Engenharia da Computação, desenvolveu um sistema de controle fisiológico que foi utilizado com sucesso para esses dispositivos com base em modelos matemáticos.
O conceito inicial da pesquisa, envolvendo corações artificiais, foi desenvolvido no mestrado do professor Thiago, na Universidade Federal do Pará (UFPA), mas somente após a parceria com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor) foi possível aprofundar os conceitos já presentes.
Equipamentos pulsáteis já são utilizados pelo Incor em adultos há décadas, mas, segundo é a primeira vez que um sistema de controle fisiológico em malha fechada foi proposto. Atualmente o Incor continua a pesquisa em outras áreas do dispositivo, como no desenvolvimento das válvulas cardíacas e no material utilizado. Por enquanto, testes em nível de simulação numérica são realizados, tendo como próximo passo a aplicação dessa simulação em experimentos in vitro, utilizando simuladores hidráulicos do sistema cardiovascular desenvolvidos no próprio Incor. Após a obtenção dos resultados, os pesquisadores esperam realizar os primeiros testes em animais.
Segundo o docente, o objetivo é que o sistema prolongue a vida do paciente por alguns dias, mas para alguém que está chegando a óbito, a eficácia da pesquisa é uma vitória e uma esperança a mais.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
