Sistema desenvolvido na Ufal auxilia crianças à espera de transplante cardíaco
O transplante cardíaco ainda permanece como a melhor solução para quem sofre de doenças cardíacas crônicas. Para pacientes pediátricos a realidade não é diferente. Dispositivos de assistência ventricular (DAVs), também chamados de corações artificiais, vêm sendo frequentemente utilizados para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que se encontram na fila de transplante cardíaco, à espera de um doador.
Com o objetivo de melhorar a condição do paciente sob o suporte desses dispositivos e de diminuir a taxa de mortalidade, o professor Thiago Cordeiro, do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador do curso de Engenharia da Computação, desenvolveu um sistema de controle fisiológico que foi utilizado com sucesso para esses dispositivos com base em modelos matemáticos.
O conceito inicial da pesquisa, envolvendo corações artificiais, foi desenvolvido no mestrado do professor Thiago, na Universidade Federal do Pará (UFPA), mas somente após a parceria com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor) foi possível aprofundar os conceitos já presentes.
Equipamentos pulsáteis já são utilizados pelo Incor em adultos há décadas, mas, segundo é a primeira vez que um sistema de controle fisiológico em malha fechada foi proposto. Atualmente o Incor continua a pesquisa em outras áreas do dispositivo, como no desenvolvimento das válvulas cardíacas e no material utilizado. Por enquanto, testes em nível de simulação numérica são realizados, tendo como próximo passo a aplicação dessa simulação em experimentos in vitro, utilizando simuladores hidráulicos do sistema cardiovascular desenvolvidos no próprio Incor. Após a obtenção dos resultados, os pesquisadores esperam realizar os primeiros testes em animais.
Segundo o docente, o objetivo é que o sistema prolongue a vida do paciente por alguns dias, mas para alguém que está chegando a óbito, a eficácia da pesquisa é uma vitória e uma esperança a mais.
Veja também
Últimas notícias
Prefeito de Marechal Deodoro se rende ao bolsonarismo para evitar ser ‘engolido’ em 2028
Justiça suspende obra da nova sede da Assembleia Legislativa a pedido da Prefeitura
MC Gui é assaltado dentro de caminhão em Campina Grande
Polícia Cívil apura execução de jovem atingido por tiros no Antares
Lula e Flávio Bolsonaro empatam com 50% dos votos válidos, diz PoderData/Aya
Tesla apresenta carro que ‘voa’ e dirige de ponta-cabeça com tecnologia da SpaceX
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
