Fake news impactaram 1º turno, de acordo com OEA

A grande quantidade de notícias falsas, as fake news, e a lentidão da Justiça ao julgar registros de candidaturas impactaram negativamente o primeiro turno das eleições no Brasil. Essa é a conclusão do relatório preliminar divulgado nessa segunda-feira (8) pela Missão de Observação Eleitoral da OEA, Organização dos Estados Americanos.
Foi a primeira vez que 41 especialistas de 18 nacionalidades acompanharam as eleições no país. Para eles, tanto as instituições brasileiras quanto a imprensa têm se esforçado no combate às mentiras, mas o desafio é conseguir levar a verdade para os grupos privados de discussões, como os do WhatsApp.
Já sobre a ação da Justiça, os observadores afirmaram que, durante o momento do voto, várias candidaturas ainda dependiam de decisões judiciais para serem validadas. Isso, de acordo com o relatório, gerou incerteza no processo eleitoral.
A missão da OEA vistoriou o sistema eletrônico de votação. Considerou as urnas eletrônicas seguras e elogiou a rapidez na apuração dos votos. Pediu que, para o segundo turno, os candidatos evitem a polarização e valorizem o debate de ideias, de forma pacífica.
O relatório final dos observadores internacionais será divulgado somente após o segundo turno, que também será acompanhado pela OEA.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
