Fake news impactaram 1º turno, de acordo com OEA
A grande quantidade de notícias falsas, as fake news, e a lentidão da Justiça ao julgar registros de candidaturas impactaram negativamente o primeiro turno das eleições no Brasil. Essa é a conclusão do relatório preliminar divulgado nessa segunda-feira (8) pela Missão de Observação Eleitoral da OEA, Organização dos Estados Americanos.
Foi a primeira vez que 41 especialistas de 18 nacionalidades acompanharam as eleições no país. Para eles, tanto as instituições brasileiras quanto a imprensa têm se esforçado no combate às mentiras, mas o desafio é conseguir levar a verdade para os grupos privados de discussões, como os do WhatsApp.
Já sobre a ação da Justiça, os observadores afirmaram que, durante o momento do voto, várias candidaturas ainda dependiam de decisões judiciais para serem validadas. Isso, de acordo com o relatório, gerou incerteza no processo eleitoral.
A missão da OEA vistoriou o sistema eletrônico de votação. Considerou as urnas eletrônicas seguras e elogiou a rapidez na apuração dos votos. Pediu que, para o segundo turno, os candidatos evitem a polarização e valorizem o debate de ideias, de forma pacífica.
O relatório final dos observadores internacionais será divulgado somente após o segundo turno, que também será acompanhado pela OEA.
Veja também
Últimas notícias
Movimentos sociais repudiam indicação do caso Braskem a prêmio do Ministério Público
Crianças autistas seguem sem frequentar as aulas por falta de PAEs em escola bilíngue de Maceió
Filha do ‘mago das chapas’ lança pré-candidatura a deputada federal
Arraiás Comunitários agitam Arapiraca nesta quarta-feira (17); veja a programação
Lula diz que 'nunca foi esquerdista' em conversa no G7
Mais de 54 mil adolescentes alagoanos podem votar pela primeira vez em outubro
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
