MP discute implantação de conselhos municipais de segurança em mais sete cidades
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), realizou, na última terça-feira (16), uma audiência pública para discutir a implantação de conselhos municipais de segurança pública em sete municípios da região agreste. Na ocasião, o colegiado da cidade de Palmeira dos Índios foi, inclusive, empossado. A iniciativa, proposta pelo órgão ministerial, aconteceu em parceria com as Prefeituras e as Câmaras de Vereadores de Palmeira, Belém, Estrela de Alagoas, Igaci, Paulo Jacinto, Quebrangulo e Tanque d’Arca e com as Polícias Civil e Militar de cada uma dessas cidades.
A ideia de criar conselhos municipais de segurança pública, com a participação direta da população nesses colegiados, partiu, no início deste ano, do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Antônio Malta Marques. E, ao longo meses, ela foi recebendo a adesão dos promotores de justiça do interior do estado.
Para fomentar a criação dos conselhos, inicialmente um encontro é promovido para se debater a proposta e discutir o modelo de trabalho de cada grupo, para, na sequência, uma nova reunião efetivar a sua implementação. E seguindo essa metodologia, foi o que ocorreu nessa terça-feira, em Palmeira dos Índios.
Posse
Na mesmo dia, o Ministério Público deu posse aos integrantes do Conselho Municipal de Palmeira dos Índios. Ele é composto por representes do Ministério Público, da Prefeitura de Palmeira, da Câmara de Vereadores, das Polícias Civil e Militar, da OAB, da Guarda Municipal e cidadãos comuns.
Os demais municípios ainda vão marcar a data da solenidade para a instalação dos seus conselhos.
Incumbências
No TAC já assinado entre o MPE/AL, os Poderes Executivo e Legislativo e as forças de segurança de cada uma das cidades, e que prevê a criação dos conselhos, os gestores municipais se comprometeram a discutir as diretrizes para a execução de uma politica municipal de segurança pública, de combate à criminalidade e prevenção à violência.
Já os vereadores garantiram legislar dando prioridade ao tema, de forma que aprovem leis relativas as demandas relacionadas ao conselho municipal de segurança pública.
Veja também
Últimas notícias
Educar é Massa encerra edição com apresentações culturais e socialização de projetos
Moradores denunciam furto de bicicleta em condomínio no Cleto Marques Luz
Negligência em rodovia é apontada após morte de autor de áudio viral no Sul do Piauí
Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão
Falta de leitos de maternidade desafia rede pública de saúde em Arapiraca
Motociclista morre em colisão com caminhão em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
