MP discute implantação de conselhos municipais de segurança em mais sete cidades

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), realizou, na última terça-feira (16), uma audiência pública para discutir a implantação de conselhos municipais de segurança pública em sete municípios da região agreste. Na ocasião, o colegiado da cidade de Palmeira dos Índios foi, inclusive, empossado. A iniciativa, proposta pelo órgão ministerial, aconteceu em parceria com as Prefeituras e as Câmaras de Vereadores de Palmeira, Belém, Estrela de Alagoas, Igaci, Paulo Jacinto, Quebrangulo e Tanque d’Arca e com as Polícias Civil e Militar de cada uma dessas cidades.
A ideia de criar conselhos municipais de segurança pública, com a participação direta da população nesses colegiados, partiu, no início deste ano, do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Antônio Malta Marques. E, ao longo meses, ela foi recebendo a adesão dos promotores de justiça do interior do estado.
Para fomentar a criação dos conselhos, inicialmente um encontro é promovido para se debater a proposta e discutir o modelo de trabalho de cada grupo, para, na sequência, uma nova reunião efetivar a sua implementação. E seguindo essa metodologia, foi o que ocorreu nessa terça-feira, em Palmeira dos Índios.
Posse
Na mesmo dia, o Ministério Público deu posse aos integrantes do Conselho Municipal de Palmeira dos Índios. Ele é composto por representes do Ministério Público, da Prefeitura de Palmeira, da Câmara de Vereadores, das Polícias Civil e Militar, da OAB, da Guarda Municipal e cidadãos comuns.
Os demais municípios ainda vão marcar a data da solenidade para a instalação dos seus conselhos.
Incumbências
No TAC já assinado entre o MPE/AL, os Poderes Executivo e Legislativo e as forças de segurança de cada uma das cidades, e que prevê a criação dos conselhos, os gestores municipais se comprometeram a discutir as diretrizes para a execução de uma politica municipal de segurança pública, de combate à criminalidade e prevenção à violência.
Já os vereadores garantiram legislar dando prioridade ao tema, de forma que aprovem leis relativas as demandas relacionadas ao conselho municipal de segurança pública.
Veja também
Últimas notícias

Senado instala Subcomissão de Prevenção e Tratamento do Câncer sob presidência da senadora Dra. Eudócia

Prefeita Ceci faz apelo contra comentários que culpam vítimas de violência: “Isso não é opinião. Isso é violência também”

FPI Alagoas participa da primeira reunião interiorizada da Coetrae em Arapiraca

Homem é preso em flagrante por tentativa de estupro em Messias

AVC Dá Sinais: programa alagoano ganha reconhecimento nacional e internacional

Influenciador Hytalo Santos e marido chegam à Paraíba para cumprimento de pena no Presídio do Róger
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
