Justiça inicia cadastro biométrico do Presídio do Agreste
O Poder Judiciário de Alagoas iniciou o cadastramento biométrico dos presos do Presídio de Segurança Máxima do Agreste, em Girau do Ponciano, nesta sexta-feira (26). A atividade é conduzida pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF).
A previsão é que o cadastro dos 960 reeducandos do estabelecimento seja concluído em duas semanas. O desembargador Celyrio Adamastor, supervisor do GMF, cita os benefícios da medida, que deve ser adotada em todo o Brasil, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Com o cadastramento biométrico, vamos saber a real população carcerária, de condenados e provisórios. A intenção também é evitar fraudes, com homônimos e pessoas que trocam de nome, são condenadas em outro estado, vem para Alagoas perpetrar um crime e são tidas como primárias”, explicou Celyrio Adamastor, que é vice-presidente do Tribunal de Justiça.
O desembargador apontou ainda a necessidade integração das informações dos órgãos de Justiça e segurança de todo o País. “Esse sistema será integrado ao CNJ, à Secretaria de Segurança Pública do Estado, ao Instituto de Identificação e todas as polícias, em nível nacional”, frisou.
Para Lourival Silva, gerente operacional do Presídio do Agreste, a biometria “é o futuro”. “Vem facilitar a identificação e o controle dos presos”, disse.
O sistema para o cadastro foi desenvolvido pela Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) do Tribunal. O GMF espera concluir até o final do ano o cadastro de todos os estabelecimentos prisionais do estado.
Na oportunidade, GMF também realizou uma inspeção no presídio. Além de Celyrio Adamastor, participaram da atividade o juiz Josemir Pereira, coordenador do GMF, e assessores.
Veja também
Últimas notícias
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Morre Paulo Antônio Ribeiro Fan, pai da apresentadora Renata Fan
Tartaruga marinha desova na Praia da Avenida, em Maceió
Mulher cai em barranco na Santa Amélia e é resgatada por bombeiros
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
