Justiça inicia cadastro biométrico do Presídio do Agreste

O Poder Judiciário de Alagoas iniciou o cadastramento biométrico dos presos do Presídio de Segurança Máxima do Agreste, em Girau do Ponciano, nesta sexta-feira (26). A atividade é conduzida pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF).
A previsão é que o cadastro dos 960 reeducandos do estabelecimento seja concluído em duas semanas. O desembargador Celyrio Adamastor, supervisor do GMF, cita os benefícios da medida, que deve ser adotada em todo o Brasil, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Com o cadastramento biométrico, vamos saber a real população carcerária, de condenados e provisórios. A intenção também é evitar fraudes, com homônimos e pessoas que trocam de nome, são condenadas em outro estado, vem para Alagoas perpetrar um crime e são tidas como primárias”, explicou Celyrio Adamastor, que é vice-presidente do Tribunal de Justiça.
O desembargador apontou ainda a necessidade integração das informações dos órgãos de Justiça e segurança de todo o País. “Esse sistema será integrado ao CNJ, à Secretaria de Segurança Pública do Estado, ao Instituto de Identificação e todas as polícias, em nível nacional”, frisou.
Para Lourival Silva, gerente operacional do Presídio do Agreste, a biometria “é o futuro”. “Vem facilitar a identificação e o controle dos presos”, disse.
O sistema para o cadastro foi desenvolvido pela Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) do Tribunal. O GMF espera concluir até o final do ano o cadastro de todos os estabelecimentos prisionais do estado.
Na oportunidade, GMF também realizou uma inspeção no presídio. Além de Celyrio Adamastor, participaram da atividade o juiz Josemir Pereira, coordenador do GMF, e assessores.
Veja também
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
